Pesquisar
Pesquisa Avançada

EnANPAD 2003

Apresentação


Atibaia / SP
24 a 27 de setembro de 2003


O encontro anual da ANPAD congrega professores, pesquisadores e outros profissionais de administração, de contabilidade e de áreas correlatas, bem como pós-graduandos. Além de forum nacional por excelência para apresentação e debate de trabalhos acadêmicos e de questões contemporâneas da área, o evento também é oportuno para o intercâmbio de idéias, para rever amigos e iniciar novos relacionamentos, enfim para estreitar laços profissionais e pessoais.
Foi a partir da nítida visão de que o EnANPAD constitui um grande e efêmero momento de interação face a face entre tantos que se dedicam à área, que a Diretoria Executiva decidiu por realizar o encontro no Bourbon Atibaia Hotel, na pequena cidade de Atibaia, Estado de São Paulo. O relativo isolamento e o arranjo físico do hotel propiciam estarmos sempre nos encontrando durante o evento.

Cabe a cada um de nós tornar esses contatos possibilidades efetivas de interações profícuas. Afinal, uma comunidade acadêmica não se torna substantiva apenas com base na produção científica individual, por mais relevante que ela possa ser. A interação entre pares, entre grupos e organizações, é elemento essencial para a construção de uma comunidade sólida.

Maior proveito dessa interação depende de exercitarmos, efetiva e profissionalmente, alguns verbos: assistir e ouvir, analisar e debater, elogiar e criticar as apresentações tradicionais e interativas, bem como os painéis integrantes do evento. Teremos apenas três dias para interagir fortemente, para avaliar de forma presencial a produção acadêmica brasileira mais recente.

Nosso pleno envolvimento nesses três dias é fundamental, em especial sem perder de vista que o nível de amadurecimento de uma comunidade científica se revela também pela intensidade de uso da produção dos membros a ela vinculados: em sala de aula, na realização de pesquisas e na elaboração de trabalhos acadêmicos.

Prof. Clóvis L. Machado-da-Silva (CEPPAD/UFPR) Presidente
Prof. Rogério Hermida Quintella (NPGA/UFBA) Diretor Científico
Prof. Paulo Tromboni de Souza Nascimento (FEA/USP) Diretor Administrativo