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Pesquisa Avançada

EnEPQ 2007

Apresentação


I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Recife / PE
21 a 23 de novembro de 2007
 

O I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ foi realizado de 21 a 23 de novembro de 2007, na cidade de Recife, PE, sob promoção conjunta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD e da Associação Nacional dos Cursos  de Graduação em Administração – ANGRAD, e a coordenação da Divisão Acadêmica de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade – EPQ, da ANPAD.

O EnEPQ surgiu como espaço de discussão de temas relevantes para o momento, no âmbito da área, a critério das instituições que o promovem. Esta Chamada de Trabalhos foi um convite aos pesquisadores de quaisquer instituições do país e do exterior à consideração atenta daqueles temas e à sua participação ativa no evento. O EnEPQ supõe a existência dos encontros anuais (EnANPAD e EnANGRAD) como eventos com temática aberta, de fato conduzida pela demanda – quaisquer interesses e produção dos pesquisadores. Assim, completam-se, por diferentes características, os dois eventos.

Foram objetivos específicos do EnEPQ:
a) privilegiar a fase de elaboração dos textos acadêmicos e das práticas de ensino e pesquisa, através da discussão entre pares, adotando, para isso, formatos de atividade participativos, e redefinindo aquelas contribuições, inclusive pelas exigências de seleção, como formas intermediárias da produção didática e científica de qualidade;
b) estimular e orientar a produção acadêmica para um elenco de temas específicos, cobrindo a área de ensino e pesquisa em administração (que inclui o turismo) e contabilidade, para isso utilizando a primeira de duas etapas em que se estruturará o processo seletivo;
c) proporcionar oportunidade para o estudo das duas dimensões ou interesses da área de ensino e pesquisa: a estratégico-institucional, problemas referentes à sua macro-organização no médio e longo prazos, e a de prática, atividades do labor diário dos professores. As duas dimensões precisam ser contempladas nas atividades do EnEPQ.