Mapa das empresas: ES é o estado com maior crescimento de empresas 2º quadrimestre de 2022

Gestão das Organizações
| 16 nov 2022

Nessa última terça (18) o Ministério da Economia divulgou a versão do segundo quadrimestre de 2022 do boletim “Mapa das Empresas”, contendo dados e informações relevantes sobre o ambiente de negócios no Brasil, além de descrições de ações voltadas a impactar positivamente o cenário econômico. De acordo com os dados divulgados, no segundo quadrimestre de 2022 foram abertas 1.379.163 empresas no Brasil, 2,0% a mais que durante o primeiro quadrimestre, e o Espírito Santo foi destaque como o estado com maior percentual de crescimento de empresas abertas durante esse período.

Entre maio e agosto, foram abertas 30.080 empresas no Espírito Santo, 6,7% a mais do que no primeiro quadrimestre do ano, a maior porcentagem no país, em seguida, o Maranhão, com 6,1%, e Distrito Federal, que cresceu 5,1%. Os estados com menores percentuais de empresas abertas foram a Paraíba, em último e com redução de 7,7% de empresas abertas em comparação ao primeiro quadrimestre, Tocantins, que reduziu 4,9%, e Alagoas, com menos 4,3%.

Apesar do crescimento em número de empresas abertas em relação ao primeiro quadrimestre do ano, houve uma queda de 3,1% em comparação ao segundo quadrimestre e 2021.

O relatório também chama atenção para o aumento na agilidade para se abrir uma empresa no Brasil: a média é de 23 horas, 17 horas a menos do que durante o primeiro quadrimestre do ano, e um dia e 17 horas em relação ao segundo quadrimestre de 2021. O estado com menor tempo para abertura de empresas é Sergipe, onde uma empresa pode ser aberta em dez horas.

 

Confira o relatório completo no link.