ANPAD - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Métodos e Técnicas de Ensino e Recursos Didáticos para o Ensino do Empreendedorismo em IES Brasileiras

Eda Castro Lucas de Souza (Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade de Brasília - PPGA/UnB)
Cristina Castro Lucas de Souza (Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade de Brasília - PPGA/UnB)
Simone de Araujo Góes Assis (Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade de Brasília/Instituto Osvaldo Lodi - PPGA/UnB/IEL)
Thais Zerbini (Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade de Brasília - PPGA/UnB)

Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar métodos, técnicas e recursos didáticos, utilizados nos Institutos de Ensino Superior (IES), para o ensino de empreendedorismo. Os IES analisados fazem parte do Projeto de Ensino Universitário de Empreendedorismo - PEUE/IEL/CNI. Este Projeto, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi, em parceria com o SEBRAE Nacional, visa a realização de ações, voltadas para a difusão da cultura empreendedora nas IES. Foram estudados aspectos relativos ao empreendedorismo e as variáveis que dizem respeito aos procedimentos instrucionais, estas analisadas no enfoque da psicologia instrucional. A pesquisa caracterizou-se como descritiva correlacional, sendo a população alvo as IES - que participaram do PEUE, de 1998 a 2003, em 16 Unidades da Federação, 131 (IES), 44% públicas e 56% privadas. Os resultado apresentados identificaram que os meios instrucionais adotados pelos docentes são, ainda, tradicionais, baseados em materiais impressos, o que é contrário à necessidade em criar ambiente favorável ao empreendedorismo, no qual estejam incluídos espaços de discussão e reflexão e um sistema de suporte que incentive o empreendedor.

fechar janela