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Pesquisa Avançada

Informativo 21/Out - Nov - Dez/2008


Avaliação de periódicos e suas repercussões no desempenho dos programas de pós-graduação em Administração

Os programas de pós-graduação Stricto Sensu brasileiros, e os da área de administração em particular, se encontram, mais uma vez, diante de novos desafios proporcionados pelo sistema de avaliação de periódicos. Neste texto serão apresentadas algumas reflexões acerca das últimas alterações introduzidas pela CAPES em seu sistema de avaliação de periódicos (QUALIS). Para tanto, será necessária uma breve discussão acerca da noção de Fator de Impacto (FI), como métrica de avaliação da qualidade dos periódicos. Serão aqui abordados as modificações no sistema QUALIS e os desafios que deverão ser enfrentados pelos periódicos editados no Brasil e programas de pós-graduação Stricto Sensu em administração.

Nos próximos anos, a produção científica realizada pelos grupos de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação em administração deverá passar uma avaliação mais rigorosa em termos de qualidade. Apesar das divergências quanto ao método de avaliação dos periódicos, a CAPES sinaliza que as exigências de qualidade da produção científica serão mais elevadas na próxima avaliação dos programas, a ser realizada em 2010. A avaliação da qualidade da produção será mensurada pelo FI dos periódicos, independente do âmbito da sua circulação. O reconhecimento desta métrica ocorreu 1955, sendo considerado como a forma mais representativa (quando comparada à contabilidade do número absoluto de publicações) de se avaliar a repercussão das publicações em periódicos. A aplicação do FI como instrumento de avaliação vem ocorrendo desde a década de 1960, quando os periódicos passaram a ser indexados na base de dados Science Citation Index (SCI).
Mas, afinal, quais seriam as especificidades do FI?

Esta métrica tem por objetivo avaliar, por meio de recursos computacionais e bibliométricos, o impacto científico de um periódico, levando-se em consideração o índice de citação dos artigos nele publicados. Este indicador tem sido publicado pelo Journal Citation Reports (JCR). Apesar das críticas que recebe, por parte da comunidade científica, a sua aplicação tem ocupado espaço e inspirado outros indexadores a produzirem as suas métricas, a exemplo da SCOPUS, do grupo Elsevier e do SciELO, que já estão publicando o FI dos periódicos por eles indexados.

Desde a sua implantação, em 1998, a base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) tem contribuído para a melhoria da qualidade editorial dos periódicos editados em países ibero-americanos. Esta base de dados tem produzido estatísticas sobre o uso dos periódicos, a categorização de artigos e a definição de padrões de qualidade e circulação. Este trabalho tem contribuído não só para o mapeamento do conhecimento científico veiculado em diferentes periódicos, mas também para a promoção do acesso livre e a mensuração do impacto das publicações científicas ibero-americanas. Apesar desta contribuição, os indicadores até o momento produzidos pela SciELO estão ainda em fase de consolidação. Talvez por essa e por outras razões, a CAPES tenha empregado o índice de fator de impacto publicado pelo Journal Citation Reports (JCR) como uma referência para classificar os periódicos. A avaliação dos periódicos com base no seu fator de impacto era sinalizada pela CAPES desde o início de 2001, mas somente agora ela ganhou força institucional e condições de ser operacionalizada.

Assim, no triênio 2007-2009, os periódicos serão avaliados segundo o seu fator de impacto e a sua indexação em bases de dados de elevada reputação científica. Para tanto, o conselho técnico científico da CAPES introduziu modificações na metodologia de avaliação dos periódicos publicados no Brasil e em outros países. Eles serão classificados em 8 categorias, ou seja, AI, AII, BI, BII, BIII, BIV, BV e C, sem, contudo, considerar o âmbito da circulação do periódico (se nacional ou internacional). Com esta nova classificação, a CAPES espera produzir efeitos sinérgicos positivos na qualidade da produção científica brasileira, produzida, na sua quase totalidade (85%), por docentes e discentes dos programas de pós-graduação Stricto Sensu. Esta proposição exigirá uma nova dinâmica na gestão dos referidos programas ofertados pelas IES brasileiras, em diferentes áreas de conhecimento.

Com essa nova lógica de qualificação, os periódicos publicados no Brasil poderão ser classificados em outra categoria diferente daquela que ocupava no sistema QUALIS/CAPES, vigente no triênio 2004-2006. Este reposicionamento, além de modificar o “status” de diversos periódicos, produzirá conseqüências consideráveis no desempenho dos programas da área de administração. Há forte tendência de se priorizar e valorizar para efeitos de avaliação dos programas, cada vez mais, a publicação em periódicos de alto impacto e o número de mestres e doutores titulados.

No triênio de 2004-2006, a comissão de área já havia empregado o fator de impacto publicado pelo JCR como métrica para avaliação dos periódicos internacionais. Essa regra não foi aplicada para avaliar a reputação dos periódicos nacionais, cuja avaliação se fundamentou em uma ficha de conhecimento público que levava em consideração a forma, a qualidade do conteúdo veiculado, a circulação e o corpo editorial. Estes parâmetros contribuíram para uma melhoria significativa da qualidade dos periódicos da área. No entanto, há muito a ser feito, para que eles alcancem a reputação acadêmica de caráter internacional.

Espera-se que o corpo editorial de cada periódico da área de administração tenha uma reação positiva diante das novas regras definidas para o sistema de QUALIS/CAPES e passe a implementar novas políticas e práticas editoriais que consolidem o trabalho de qualidade realizado até o presente momento. A indexação dos periódicos da área de administração em bases de dados de reconhecida reputação acadêmica parece ser uma medida emergencial, pois muitos desses periódicos não se encontram indexados em bases de dados de destaque internacional, tais como a SCOPUS (Elsevier), ISI (Thomson Reuter), REDALYC (Universidade do México) e a base de dados brasileira SciELO. A superação desta barreira deve ser priorizada para que periódicos brasileiros da área de administração tenham reputação acadêmica destacada no cenário internacional. Este processo deve ser objeto de um planejamento de curto e médio prazo.

Apesar de ser emergencial, essa ação somente produzirá efeitos sinérgicos a médio e  longo prazo. No entanto, algumas dúvidas sobre o impacto das proposições da CAPES para o Sistema QUALIS ainda perduram. Se a indexação dos periódicos nas referidas bases for tomada como referência para a sua avaliação, espera-se que os mesmos não tenham classificações equivalentes àquelas obtidas no triênio 2004-2006. Quais seriam, portanto, as repercussões deste cenário na avaliação da produção acadêmica da área de administração e, conseqüentemente, sobre a avaliação dos programas de pós-graduação Stricto Sensu? Esta questão não pode ser respondida de forma consistente neste momento. Contudo, algumas reflexões serão construídas, tomando-se como referência algumas estatísticas da produção intelectual do conjunto de programas de pós-graduação da área de Administração.

A produção intelectual dos 78 programas de pós-graduação acadêmicos em administração avaliados no triênio 2004-2006 apresentou algumas especificidades que merecem reflexão. A publicação em periódicos (A e B) internacionais foi muito incipiente e concentrada em poucos programas. Pela análise dos dados divulgados pela CAPES, nota-se que os 696 docentes permanentes vinculados aos programas de pós-graduação avaliados foram responsáveis pela publicação, no triênio, de apenas 111 artigos científicos em periódicos internacionais portadores de fator de impacto, ou seja, uma média trienal de 0,17 artigos por docente permanente. A média da produção veiculada em periódicos nacionais A e B, no referido triênio, foi de 1,83 artigos por docente permanente. Portanto, a publicação em periódicos A e B, considerada de muito boa qualidade, foi 10 vezes maior do que em periódicos internacionais A e B. Esta particularidade não fere o mérito da produção intelectual realizada pelos programas da área de administração, mas evidencia a necessidade de reorientação do processo de veiculação da produção científica em direção aos periódicos internacionais portadores de fator de impacto. Essa reorientação deverá pautar-se não só pelo aumento da publicação em periódicos de alto impacto, mas também pela melhoria da qualidade da produção científica brasileira em administração. Para tanto, torna-se necessário que os programas repensem suas práticas científicas e pedagógicas, com o objetivo de implementar mudanças que sejam capazes de estimular a formação de redes internacionais de cooperação científica, além de priorizar a publicação em periódicos portadores de fator de impacto, intensificar a realização de estágios de pós-doutoramento, fomentar a mobilidade discente por meio de estágios no exterior e incentivar a produção científica em bases epistemológicas que estejam alinhadas (e não submissas) ao desenvolvimento científico experimentado pelos programas de pós-graduação em administração ofertados pelas melhores universidades do mundo.

Devem-se acrescentar a essa reflexão algumas considerações sobre as modificações introduzidas pela CAPES na ficha de avaliação dos programas de pós-graduação. O CTC/CAPES deliberou que, na próxima avaliação, os resultados e produtos dos programas de pós-graduação Stricto Sensu serão mais enfatizados. Prova desta orientação foi a atribuição de maior peso aos quesitos de avaliação produção docente e corpo discente. Somados, estes dois quesitos terão um peso de 70% na avaliação de qualquer programa de pós-graduação Stricto Sensu. Portanto, os indicadores de qualidade da produção científica e capacidade de titulação dos programas serão determinantes na atribuição de conceitos, que ocorrerá em 2010. Estes critérios são elementos estruturantes do Sistema de Indicadores de Resultados (SIR).

A aplicação do SIR durante a avaliação possibilita que os resultados dos programas tenham uma maior prioridade sobre os processos. Este instrumento de avaliação permite que o CTC/CAPES avalie comparativamente os programas segundo o grau de concentração da produção intelectual e das atividades de orientação entre os docentes e o número de titulados e de artigos publicados em periódicos com alto fator de impacto.  Em artigo de opinião intitulado “Terminou a Avaliação Trienal 2007”, o diretor de avaliação da CAPES sinalizava algumas tendências da avaliação para o próximo triênio. A formação de doutores deverá ter prioridade sobre a formação de mestres. Assim, os programas deverão empenhar-se para a formação de doutores de qualidade. A produção em periódicos de elevado impacto continua sendo de extrema relevância, mas os programas que não apresentarem um número de titulados acima da média da área e publicação científica (em periódicos de alto impacto) bem distribuída entre os docentes permanentes poderão não alcançar os conceitos esperados ou até mesmo terem seus conceitos vigentes rebaixados, a exemplo do ocorrido no último triênio. Estas velhas proposições parecem simples de ser colocadas em prática, mas, a rigor, o que estará em jogo será uma profunda mudança da cultura acadêmica construída por todos que militam como pesquisadores e docentes na área de administração.

Mozar José de Brito




Semana Cultural de Relações Internacionais da UnB
Data: 13 de outubro de 2008 a 17 de outubro de 2008
Horários: Das 18h às 20h
Local: Auditório Joaquim Nabuco, FA, Campus Universitário Darcy Ribeiro
Contato: Gustavo Vidigal
Telefone: (61) 9919.7859
E-mail: gpv88tm@gmail.com">gpv88tm@gmail.com
Organização: Instituto de Relações Internacionais (Irel)


II Colóquio Regional da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso

Data: 22 de outubro de 2008 a 24 de outubro de 2008
Horários: das 8h às 19h
Local: Centro de Excelência em Turismo
Contato: Professora Denize Elena Garcia da Silva
Telefone: (61) 3307-2119
E-mail: denizelena@gmail.com">denizelena@gmail.com
Organização: LIP
Inscrições: O evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UnB.
Outras informações: II Colóquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED). A delegada da associação no Brasil é a professora Denize Elena Garcia da Silva, do Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas (LIP).



Mestrado Profissional em Administração
Área de concentração: Gestão Estratégica de Organizações
Linhas de pesquisa: Organizações, Gestão e Mudanças e Estratégia, Competitividade e Inovações
Processo seletivo: 01 de dezembro de 2008 a 05 de dezembro de 2008
Divulgação dos resultados: 08 de dezembro de 2008
Matrículas: 09 de dezembro de 2008 a 16 de dezembro de 2008
Início das aulas: março de 2009
Mais informações: FEAD – Núcleo de Pós-graduação | (31) 3281-1330 | mestrado@fead.br">mestrado@fead.br | www.fead.br

Mestrado Profissional em Economia de Empresas

Área de concentração: Estratégia Empresarial
Linhas de pesquisa: Finanças corporativas, inovação e competitividade
Processo seletivo: de 01 de dezembro de 2008 a 05 de dezembro de 2008
O processo de seleção será realizado pela própria instituição.O candidato será avaliado nos seguintes quesitos:
• Métodos Quantitativos (prova de Matemática e Matemática Financeira)
• Idioma Estrangeiro (prova de inglês - nível intermediário para leitura e compreensão de texto)
• Redação (elaboração de um texto sintético a partir de tema escolhido pela FEAD relativo à conjuntura econômica nacional e/ou internacional)
• Elaboração do Pré-Projeto da Dissertação, que não deve ultrapassar três laudas, deve ter a seguinte estrutura: tema de interesse, Objetivo ou Problema de investigação (preliminar); Objetivo Geral e Específico (se possível); Método de investigação (apresentação preliminar da estratégia ou meio a ser utilizado para alcançar o objetivo geral). Deverá ser entregue no dia da inscrição
• Entrevista Presencial (a ser realizada por banca composta por docentes do MPEE)
• Divulgação do Resultado
• Serão selecionados os candidatos observando-se a ordem classificatória até o limite de 30 vagas.
Resultado: 08 de dezembro de 2008
Matrículas: 09 de dezembro de 2008 a 16 de dezembro de 2008
Início das aulas: março de 2009



Curso de Marketing de Vendas promove Fórum

O IV Fórum de Marketing de Vendas da UnP acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro, paralelamente ao X Congresso Científico da universidade. O evento será realizado no Campus Floriano Peixoto com a participação de alunos, professores e profissionais da área. Serão realizadas atividades como oficinas, minicursos e palestras, discutindo temas atuais e pertinentes à profissão. O fórum é organizado pelos alunos com o objetivo de proporcionar a percepção da utilidade e aplicação dos conceitos aprendidos, visando um trabalho de gestão, planejamento, atendimento, promoção, trabalho em equipe, dentre outros. Mais informações na direção do Curso de Marketing de Vendas, pelos telefones 3215-1141/1149/1178, ou pelo e-mail: cursomarketing@unp.br">cursomarketing@unp.br.



Economia, entropia e o meio ambiente

Nesta quarta (1º), às 15 horas, acontece o seminário Economia, entropia e o meio ambiente: Georgescu-Roegen e a visão da Economia Ecológica na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. O evento é promovido pelo Núcleo de Economia Socioambiental (NESA) da FEA.

O palestrante é Andrei Cechin do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP. O evento acontece na sala Heraldo Barbuy, na FEA.

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo
Contato: (11) 3091-5802 ou site www.usp.br/econ



Seminário acadêmico na FEA

Na sexta-feira (10), às 11h30, será realizado o seminário acadêmico Dividing and Discarding: A Procedure for Taking Decisions With Non-Transferable Utility, na sala G8 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

A palestra será ministrada pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Vinicius Carrosco. O evento é organizado pelo professor da FEA Márcio Nakane.

Não é necessário fazer inscrição.

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo
Contato: (11) 3091-5886 



EBAPE realizará Open Day do Mestrado em Administração Pública

A EBAPE vai realizar no dia 16 de outubro, a partir das 17h, o Open Day do Mestrado em Administração Pública - MAP. O objetivo do evento é apresentar aos interessados a proposta acadêmica do curso, bem como seu corpo docente.

O programa admitirá um número limitado de estudantes, escolhidos em um processo rigoroso que busca admitir participantes capazes de gerar novos conhecimentos para o campo.

As inscrições para o MAP podem ser realizadas até o dia 24 de outubro. A prova para seleção será realizada no dia 25 de outubro e as entrevistas irão ocorrer entre 27 de outubro e 07 de novembro.

O evento será realizado na sede da FGV, Praia de Botafogo 190, Auditório do 5º Andar.

Para confirmação de presença é preciso enviar e-mail para aline.gouveia@fgv.br">aline.gouveia@fgv.br.

Mais informações sobre o curso e o processo seletivo podem ser obtidas em www.ebape.fgv.br/map



EBAPE realiza em novembro Fórum FGV sobre questão portuária no Brasil

A EBAPE realizará nos dias 18 e 19 novembro, o Fórum FGV sobre a questão portuária no Brasil. O evento, do Programa de Pesquisa em Operações e Logística, coordenado pelo professor Renaud Barbosa, tem como meta debater, analisar e recomendar ações estratégicas dos stakeholders sobre os gargalos do setor portuário brasileiro.

Serão discutidos problemas relacionados à estrutura portuária, construção naval e marinha mercante, transporte multimodal, projetos portuários da iniciativa privada, e pontos relacionados à demanda por equipamentos para operações off-shore.

Em todas as seções estarão presentes representantes do Governo e de Agências Reguladoras que tratam de transporte, marcos regulatórios, desembaraço de cargas, questões trabalhistas e legais, bem como os principais nomes do setor portuário e de comércio exterior. A questão ambiental também será abordada.

O Fórum é destinado a especialistas, profissionais, pesquisadores e estudantes de logística, comércio exterior, operações portuárias, construção naval, gestão de empresas de navegação, meio ambiente e formuladores de políticas públicas.

No encerramento será distribuído um relatório conclusivo com as recomendações resultantes do Fórum. O evento contará ainda com um espaço para exposições de fotografias dos principais portos do mundo, vídeos e publicações referentes ao tema.

Para saber mais sobre o evento, envie sua mensagem para: fgvlog@fgv.br">fgvlog@fgv.br



5ª edição do Emerging Countries Seminar será realizada em outubro

A EBAPE promoverá de 20 a 24 de outubro a 5ª edição do Emerging Countries Seminar. O seminário, coordenado pela Subdireção de Relações Internacionais da EBAPE, sob a direção do Professor Eduardo Marques, em parceria com a ESCP-EAP (European School of Management), oferecerá um ciclo de palestras sobre o cenário sócio-econômico brasileiro, bem como visitas a empresas internacionais que consolidaram sua marca no Brasil: Carrefour, L'Oreal, Grupo Servier e Peugeot.

O evento, que acontece desde 2004, recebe anualmente cerca de 30 alunos, oriundos de vários países, do MBA Internacional da ESCP-EAP. Esta edição do seminário abordará o tema "How to work with Brazilian partners in your international development" e contará com a participação de professores da EBAPE e de instituições estrangeiras: Istvan Karoly Kasznar, Paulo Roberto Motta, Ana Guedes, Enrique Saravia, Eduardo Ayrosa, Roberto Guimarães, José Castanhar, Florence Pinot (ESCP-EAP, Paris) e Jorge Forteza (Universidad de San Andrés, Argentina).

O Seminário será realizado no auditório da EBAPE - 5º andar, na sede da Fundação Getulio Vargas em Botafogo. Para mais informações, entre com contato com a equipe da Subdireção de Relações Internacionais.



4ª Feira de Tecnologia Aplicada e Gestão Empresarial

Data: 20 a 24/10
Local: FACE-FUMEC
Público: Comunidade acadêmica e público em geral.
Contato: Secretaria Executiva - LabTurH: 3228-3189 / 3228-3017 -fetage@face.fumec.br">-fetage@face.fumec.br

A 4ª Feira de Tecnologia Aplicada e Gestão Empresarial (Fet@ge) oferecerá ciclo de palestras, conferências, cases de sucesso e cursos sobre temas que envolvem a gestão de negócios, o comércio eletrônico, o mercado internacional, o turismo e a tecnologia.

A intenção é que a iniciativa contribua para o preparo dos futuros profissionais quanto à realidade do mercado, proporcionando enriquecimento cultural e acadêmico. O objetivo é que a programação colabore para complementar os conhecimentos dos estudantes, aprimorando a formação acadêmica.



Semana Global do Empreendedorismo

17 a 23 de novembro de 2008
Universidade de Caxias do Sul/UCS

Objetivos
• Unir o Brasil para inspirar jovens a transformarem as suas idéias em realidade.
• Fortalecer a cultura empreendedora de nosso país.
• Explorar novas idéias
• Conectar pessoas
• Criar uma ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento de novos negócios.

Informações
Telefone: (54) 3218-2159



Palestra com José Otamar de Carvalho
O economista José Otamar de Carvalho profere no dia 16 de outubro, às 15h30, na sala 23 do Pavilhão de Pós-graduação do Instituto de Economia (IE) da UNICAMP, a palestra “Transposição do Rio São Francisco”. O evento é organizado pelo Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico (Cede). Informações: 19-3521-5824.


Artigos aprovados no EnANPAD 2008

O XXXII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – Enanpad, maior evento da comunidade científica e acadêmica de administração no país e grande incentivador da produção científica, aprovou nove artigos enviados pelos corpos docente e discente do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial – MADE, da Universidade Estácio de Sá, que lá serão apresentados por seus autores.



FEI está entre os quatro melhores centros universitários paulistas, segundo o MEC

Levantamento do Ministério também classifica a instituição entre as 17 melhores do País

São Bernardo do Campo, 10 de setembro de 2008 – Como reflexo dos investimentos pela busca da excelência no ensino, o Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) obteve mais uma importante conquista: está entre os quatro melhores centros universitários do Estado de São Paulo, com nota 281 (4ª posição).

O resultado, apontado esta semana pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), divulgou o IGC (Índice Geral de Cursos), indicador de qualidade de instituições de educação superior do Brasil.

No ranking nacional, o Centro Universitário da FEI ocupa o 8º lugar entre os Centros Universitários não públicos do Brasil. O MEC avaliou 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades do Brasil.

Tornar-se uma universidade com foco em tecnologia e gestão é hoje a principal meta do Centro Universitário da FEI, que conta com 65 anos de ensino e uma vocação traçada por padres jesuítas e empresários paulistas. O objetivo é aliar a excelência acadêmica à pesquisa de tecnologias pré-competitivas.

Dos 350 docentes, 126 são doutores (36%) e 156 mestres (44,5%). Com cerca de 10 mil alunos matriculados hoje, a FEI já formou mais de 40 mil engenheiros e 10 mil administradores.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", o Centro Universitário reúne antigas marcas históricas de ensino superior: Escola Superior de Administração de Negócios, fundada em 1941; Faculdade de Engenharia Industrial, criada em 1946; e a Faculdade de Informática, em 1999. Com campi em São Bernardo e São Paulo, que totaliza 251 mil m2, a FEI oferece os cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia, este nas áreas Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil.
 



Pós em Cooperativismo organiza viagem de estudos à Argentina

A UNIJUÍ, por meio dos Departamentos de Estudos da Administração (DEAd) e Economia e Contabilidade (DECon) está organizando para os dias 10 e 11 de outubro uma Viagem de Estudos com destino à Misiones, Argentina. A viagem integra estudantes e professores do Curso de Pós-Graduação (Especialização) em Gestão de Cooperativas, cuja quinta edição está em desenvolvimento, por meio de convênio entre a UNIJUÍ e o Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo – SESCOOP/RS. A coordenação do curso é do professor Pedro Luís Büttenbender, do DEAd.

Como objetivos da viagem de estudos, estão oportunizar espaços diferenciados de aprendizagem (teórico-prática), com experiências de gestão estratégica de cooperativas no contexto internacional e do Mercosul; incentivar os acadêmicos para o empreendedorismo e a organização de atividades de ensino-aprendizagem do Curso de Pós-Graduação em gestão de cooperativas da UNIJUÍ; oportunizar o intercâmbio cultural e a integração universitária; e promover possibilidades de cooperação entre estudantes e professores das universidades envolvidas.

O roteiro a ser cumprido começa na quarta-feira, dia 10, e está organizado da seguinte forma: dia 10, sexta-feira, saída à meia-noite da UNIJUÍ – Campus Panambi, passando por Ijuí; 05h, chegada a SãoBorja/Santo Thomé, com café da manhã, e às 8h visita à Cooperativa Tabacalera Leandro Alem - Unidade de Tabaco e de Citros; 11h, saída para Posadas e Paraguai; 12h, almoço em Encarnación; 14h, visita à Cooperativa Colônias Unidas – Hohenau – (Obligado/Itapua); 19h, saída para Posadas/Misiones, Argentina; e à noite jantar e circulação no Centro de Posadas e Cassino.

No sábado, 11 de outubro, o roteiro inclui visitas em Posadas - Avenida Costanera; 14h, visita às Ruínas de San Ignácio; 18h, retorno a Posadas; e à noite jantar e retorno.



Iniciam as aulas do MBA em Gestão Industrial

Inicia na sexta-feira, dia 03 de outubro, as atividades do Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão Industrial, na UNIJUÍ – Campus Santa Rosa. A aula inaugural do Curso inicia às 18h30min, com a palestra “Inovação e Negócios”, com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Dr. Telmo Rudi Frantz. Às 20 horas acontecerá um coquetel e logo após o início das aulas com o professor Jorge Sausen, sobre o tema Gestão Estratégica e Alinhamento Organizacional.

Esta é a primeira edição do Curso de Pós-Graduação em Gestão Industrial, a ser desenvolvido na UNIJUÍ. Um curso que se constitui como uma oferta inovadora e inédita no Rio Grande do Sul, para qualificação de executivos e gestores de organizações com foco na manufatura. Vinte e cinco estudantes, provindos de diversas cidades da região Noroeste, integram a turma.

A proposta do curso é alicerçada no princípio da formação multidisciplinar, no qual se procura desenvolver habilidades e competências que qualifiquem os participantes.

Para a efetivação deste projeto a grade de professores é integrada por profissionais que além da atuação acadêmica, estão inseridos no mercado de trabalho, desenvolvendo projetos e consultarias junto a empresas como Pirelli, General Motors e Souza Cruz.

O corpo docente é formado por um qualificado grupo de professores com reconhecida trajetória acadêmica e profissional, provindos de universidades de renome no contexto nacional e internacional. O curso tem duração de dois anos.



Curso de Administração conta com mais um Mestre no seu corpo docente

No dia 2 de outubro, o professor Gustavo Adolfo Maia Patricio L. Lima, diretor adjunto do Curso de Administração, defendeu sua dissertação de Mestrado em Administração da UnP com o tema "O Conhecimento de Planejamento e Orçamento na Visão dos Gestores: um estudo de caso nas instituições de ensino particulares de Natal-RN". A dissertação rendeu ao professor o conceito "A". Seu orientador foi o prof. Dr. Rodrigo José Guerra Leone.



Seminário dedicado às Empresas Inovadoras, conta com participação de alunos de computação!

Em setembro foi realizado no Sebrae-pe, o 'Seminário Incubanet/Finep de Apoio às Empresas Inovadoras'. O objetivo do evento foi apresentar ações promovidas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), voltadas para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas inovadoras. Atualmente, a Incubanet congrega nove incubadoras de empresas de Pernambuco, além dos parques tecnológicos do Porto Digital e Olinda Digital. Entre os assuntos tratados tivemos o Kit Prime (Programa Primeira Empresa Inovadora) – concessão de R$ 120 mil para empresas iniciantes (investimento permitido através de seleção), entre outros planos de financiamento como o PAPPE - Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas, o Programa Juro Zero e o Propriedade Intelectual. O evento contou com grandes nomes como Richard Afonso Corrêa e outros membros da Finep, além do Professor Eiran Simis, gerente de incubação do C.E.S.A.R, vice-coordenador da Incubanet e professor da disciplina de Novos Negócios do Curso de Computação a FBV.



FBV ganha destaque no Desafio Sebrae 2008

A equipe Novos Caminhos composta pelos alunos Djalma Barbosa, Jefferson Freitas, Marcelo Barreto, Mariana Oliveira e Raiany Nunes do 3° período de Gestão em Marketing da Faculdade Boa Viagem ganhou a primeira etapa estadual do Desafio Sebrae 2008. Este é um projeto que consiste em um jogo de empresas para estudantes universitários de todo o país testarem o ambiente e a dinâmica empreendedora, ou seja, como administrar uma empresa, por meio de software.

No começo do ano letivo uma equipe do Sebrae apresentou o projeto na FBV do Espaço Executivo (Conde da Boa Vista) despertando o interesse dos alunos em participarem da campanha. Djalma Barbosa, líder da equipe, falou como deram início à atividade. “Iniciamos a primeira rodada meio perdidos, pois tínhamos uma indústria calçadista para administrar com um orçamento de R$ 1milhão a serem investidos em estratégias, contratação de pessoal, P&D, Marketing, compra de matéria prima, insumos de produção e acabamentos, manutenção e automação, entre outros.”

Um pouco de experiência e muita dedicação foram fundamentais para o sucesso da equipe. Um integrante com 23 anos de experiência como funcionário público e também como empresário no ramo de eventos contribuiu para o resultado final da equipe. “Investimos pesado em Marketing, P&D e no crescimento da produção. A indústria Mundy Calçados, nossa empresa calçadista, rendeu lucros e a maior pontuação entre oitos equipes participantes em nossa chave”, ratificou Barbosa.

No total foram quatro rodadas com pontuações acima dos noventa pontos que garantiu a presença da equipe campeã nas próximas etapas do Desafio Sebrae 2008.

“Resta-nos agora continuarmos unindo forças e investindo conscientemente na segunda etapa que terá início em 12 de agosto, rumo à semifinal e final estadual e, se Deus quiser, chegarmos à final nacional”, concluiu Djalma Barbosa em nome da equipe Novos Caminhos.



Canadá oferece bolsas de pós-graduação

O governo do Canadá acaba de lançar o Programa Vanier de Bolsas de Pós-Graduação, destinado a atrair e reter estudantes de doutorado de todo o mundo que demonstrem liderança e excelente desempenho acadêmico nas áreas de ciências sociais e humanas, ciências naturais, engenharia e saúde.
 
Segundo o governo canadense, 165 bolsas de estudo serão concedidas anualmente a partir de junho de 2009. Quando totalmente operacional, o programa deverá apoiar cerca de 500 estudantes por ano. O valor da bolsa é de 50 mil dólares canadenses anuais por um período de até três anos.
 
O processo de seleção se iniciará nas universidades canadenses, que nomearão os candidatos que desejam indicar para participar do processo seletivo. O candidato será avaliado por resultados acadêmicos, prêmios e distinções, programa de estudo e contribuições potenciais para o avanço do conhecimento, experiências profissionais e acadêmicas relevantes, envolvimento com a comunidade, publicações, apresentações em conferências e cartas de recomendação.
 
O programa é uma iniciativa de três agências de fomento a pesquisa no Canadá: o Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC), o Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia (NSERC) e os Institutos de Pesquisa em Saúde do Canadá (CIHR).
 
O prazo de inscrição (submissão da candidatura pela universidade canadense) se encerrará em 14 de novembro de 2008 para bolsas com recursos do CIHR e NSERC.

Para as bolsas com recursos do SSHRC, os prazos de inscrição serão determinados pelas universidades.
 
A descrição detalhada do programa e do processo de seleção estão disponíveis em www.vanier-cgs-bes.gc.ca



Pesquisadora da UFPE entre as finalistas do Prêmio Cláudia 2008

O Prêmio Cláudia – que anualmente seleciona mulheres que se destacaram nos campos da ciência, cultura, negócios, políticas públicas e trabalho social - terminou sua edição 2008 com cinco vencedoras, anunciadas na última segunda-feira em evento da Editora Abril em São Paulo. Dentre as 15 finalistas concorrentes, constavam a botânica Iva Carneiro Leão Barros, professora associada da UFPE, e Cristina Buarque, mestre em ciência política pela UFPE e atual secretária estadual da Mulher.
 
A professora Iva Carneiro Leão Barros, do Departamento de Botânica, participou na categoria “Ciências”. A pesquisadora, que é pioneira no levantamento e identificação das pteridófitas – grupo de plantas que inclui as samambaias e avencas – no Nordeste, formou o Núcleo de Biodiversidade das Pteridófitas em 1984, e tem desenvolvido projetos de estudo e preservação de espécies vegetais presentes em biomas nordestinos, como a Caatinga, a Mata Atlântica e a Floresta Serrana.
 
Cristina Buarque, carioca que mora no Recife desde a infância, concorreu na categoria “Políticas Públicas”. Militante feminista ativa há longa data, Cristina participou da criação do Fórum de Mulheres de Pernambuco e da implantação da Coordenadoria da Mulher na Fundação Joaquim Nabuco na década de 80. Ela foi responsável pela criação e atualmente coordena a Secretaria Especial da Mulher de Pernambuco.
 
As vencedoras foram: Aldina Barral (Ciências), Angela Gutierrez (Cultura), Graça Foster (Negócios), Cybelle Amado de Oliveira (Trabalho Social) e Kátia Machado da Motta (Políticas Públicas).
 
Mais informações
Prêmio Cláudia
http://premioclaudia.abril.com.br/index.shtml



A USP está entre as 200 melhores universidades do mundo

A USP está entre as 200 melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo ranking publicado pelo The Times Higher Education Supplement e divulgado no dia 9 de outubro. A USP ocupa a 196ª posição e é a única brasileira entre as 200 melhores universidades do mundo.

A lista do The Times é publicada anualmente e leva em conta critérios como pesquisa, empregabilidade, perfil internacional e qualidade de ensino das universidades. O ranking é baseado em um levantamento que inclui a opinião tanto da comunidade acadêmica internacional quanto de empregadores do mundo todo. Para a edição de 2008, foram consultados 6.354 acadêmicos e 2.339 empregadores.

Além da USP, dentre as instituições brasileiras, foram classificadas a UNICAMP (249º lugar), Universidade Federal do Rio de Janeiro (334º lugar), UNESP (401-500º lugar) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (401-500º lugar).

Visibilidade internacional

Outros importantes rankings mundiais têm atestado a qualidade e a visibilidade internacional que a USP vem alcançando nos últimos anos. O do Institute of Higher Education Shanghai Jiao Tong University, por exemplo, classificou em 2008, a USP na 121ª posição, sendo a primeira da América Latina.

O 2008 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities, do Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan, que também classifica as 500 melhores instituições de ensino e pesquisa do mundo, atribuiu à USP a 100ª posição. A instituição é a primeira colocada, nesse ranking, entre as universidades brasileiras e latino-americanas.

Em outra classificação considerada importante pela comunidade científica mundial, o Webometrics Ranking of World Universities, a Universidade alcançou resultado semelhante, ficando na 113ª posição.



Professor da EBAPE participa da semana acadêmica sobre as tendências da administração

O professor da EBAPE, Francisco Marcelo Garritano Barone, participou na noite do dia 23 de setembro, da abertura da IX Semana Acadêmica de Administração, realizada na Faculdade Ideal (Faci), em Belém, no Pará. Com a palestra "Administrador social e os objetivos de desenvolvimento do milênio", ele abriu o evento falando sobre a constante mutação no mercado de trabalho. "Já se foi o tempo em que as pessoas entravam em uma empresa como office-boys e conseguiam chegar até a presidência.

Hoje, como o ensino superior virou uma commodity, as organizações se tornaram muito mais seletivas na hora de contratar seus funcionários. Por isso, o profissional precisa estar preparado. E a educação continuada é o único meio para isso", observou.

O evento teve como objetivo oferecer aos participantes conhecimentos a respeito das políticas públicas voltadas para atender as mais diferentes demandas, tais como econômica, social e cultural, bem como promover a interação dos profissionais ou acadêmicos de Administração com os diversos agentes dos segmentos governamental, empresarial e do terceiro setor.



Diretor da EBAPE participou de Conferência na Universidade de Coimbra

O professor Bianor Scelza Cavalcanti, diretor da EBAPE, participou da Conferência Modelos de Gestão e Governança do Ensino Superior, organizada pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Portugal.

O evento, que aconteceu de 03 a 05 de setembro, fez parte das comemorações do 35º aniversário da Universidade e abordou os seguintes temas: "Gestão e governação num contexto de mudança"; "Inovação e modelos de gestão: o papel das estruturas e das pessoas" e "Avaliação e qualidade: perspectivas e critérios".

O professor Bianor integrou a sessão plenária Inovação e modelos de gestão: o papel das estruturas e das pessoas, onde apresentou o modelo de gestão da Fundação Getulio Vargas.



EBAPE apresenta 38 artigos no EnANPAD 2008

A EBAPE participou, por meio de seus professores, alunos e ex-alunos, do EnANPAD 2008 - XXXII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, que foi realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 10 de setembro.

Este ano, a Escola apresentou 38 artigos, nos quais três receberam destaque. O artigo "Proposição de um Modelo Conceitual Teórico de Alinhamento Estratégico de Tecnologia da Informação", do professor Luiz Antonio Joia e do mestre em Gestão Empresarial pela Escola, José Geraldo Andrade de Souza, foi considerado o melhor na área temática Administração de TI nas Organizações. Na área Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing, o destaque ficou por conta do trabalho "A Difícil Convergência - Prática de Pesquisa Acadêmica Interpretativa em Marketing", de João Felipe Rammelt Sauerbronn, doutor pela EBAPE. O artigo "A "Casa" e a "Rua" na Trajetória do Pesquisador Moderno - uma Análise da Formação do Pesquisador em Ciência Básica no Brasil e os Rituais de Passagem", de Maria Scarlet do Carmo, também doutora da EBAPE foi considerado o melhor trabalho na área de Administração de Ciência e Tecnologia.

Durante o evento, a EBAPE montou um estande para divulgar seus cursos, núcleos de pesquisa e publicações. O local também foi palco do lançamento dos livros dos professores da Escola, que aconteceu no dia 08 de setembro de 2008.



Professor do ISCTE ministra palestra na EBAPE

A EBAPE, por meio do Master in International Management - MIM, promoveu no dia 9 de outubro a palestra "Is price transmission symmetrical over transnational value chains for codfish products?", com o professor Rui Manuel Campilho de Menezes. Ele abordou se é realidade ou mito, a globalização dos mercados bolsistas internacionais e utilizou a comercialização do bacalhau como exemplo. Cerca de 30 alunos compareceram ao auditório 537, local onde a palestra foi realizada.

Professor Rui Menezes é formado em Métodos Quantitativos pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e PhD em Econometria pela University of Keele (UK). Atualmente ele é presidente do Departamento de Métodos Quantitativos, coordenador científico do Curso de Mestrado em Gestão de Empresas do ISCTE, e professor visitante da EBAPE.



Diretor da EBAPE ministra palestra na Argentina

O Diretor da EBAPE, Prof. Bianor Scelza Cavalcanti, ministrou palestra na Jornada Debate sobre Fortalecimento da Gestão Pública, realizada no dia 19 de setembro pela Câmara dos Deputados da Cidade Autônoma de Buenos Aires, pela Secretaria de Gabinete e Gestão Pública e pelo Projeto de Modernização do Estado da Chefia de Gabinete dos Ministros da Nação.

Na conferência inaugural do evento, onde foram discutidas as principais tendências da modernização administrativa, o prof. Bianor apresentou a acadêmicos, parlamentares e membros das administrações públicas local, provincial e nacional o panorama geral da evolução das administrações públicas estaduais brasileiras.

A Jornada Debate teve como foco central a promulgação da um Lei de Modernização da Administração Pública da Cidade de Buenos Aires.



EBAPE promove Seminário sobre Inovação em Gestão Pública

A EBAPE promove no dia 10 de outubro, das 9h30 às 18h30, no Centro Empresarial Rio, o Seminário de Inovação em Gestão Pública. O evento, voltado para pesquisadores e gestores públicos de todo o Brasil, tem como objetivo discutir os esforços recentes de modernização e reforma da gestão pública no Brasil e no contexto internacional.

O seminário, coordenado pela professora Alketa Peci, é realizado no âmbito da pesquisa "Benchmarking de Inovações em Gestão Pública: Análise das Experiências Nacionais e Internacionais", realizada pela professora com patrocínio da FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Informações:
E-mails: aline.gouveia@fgv.br">aline.gouveia@fgv.br ou seminario@atividade.com.br">seminario@atividade.com.br
Tels.: (21) 2559-5527 ou 2548-9015



Artigo da EBAPE é premiado em congresso de contabilidade

Os professores da EBAPE Ricardo Lopes Cardoso, Enrique Saraiva, Fernando Tenório e o aluno Marcelo Adriano Silva tiveram o artigo "Regulação da Contabilidade e Regulação Contábil: Teorias e Análise da Lei nº 11.638/07" premiado com o 1º lugar no 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade.

O evento, que este ano foi realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, entre os dias 24 e 28 de agosto, teve como tema "Contabilidade: ciência a serviço do desenvolvimento" e reuniu profissionais, acadêmicos e pesquisadores da área.

O artigo vencedor amplia com propostas dos Professores Saravia e Tenório o ensaio teórico desenvolvido por Marcelo em sua dissertação defendida no Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da EBAPE, que foi orientada pelo Prof. Ricardo Lopes. O artigo, que concorreu com centenas de trabalhos, teve como proposta analisar o processo de alteração da regulação da contabilidade à luz de cinco teorias da regulação. Embora concorrentes, observou-se que as teorias podem ser utilizadas de forma complementar entre si na compreensão das alterações promovidas pela lei nº 11.638.

O Congresso, evento organizado a cada quatro anos pelo Conselho Federal de Contabilidade, já havia premiado em sua última edição, em 2004, o trabalho do professor Ricardo Lopes "Governança Corporativa ou Gerenciamento de Resultados?".



Escolas de negócios da AL formam aliança

COPPEAD-UFRJ (Brasil), EGADE-Tecnológico de Monterrey (México), Universidad de los Andes (Colômbia), IESA (Venezuela) e CENTRUM(Peru) se uniram para formar a Aliança Latino-Americana de Escolas de Negócios (Aladen). A entidade vai atuar na formação de executivos globais de alta qualificação, com foco no ambiente de negócios da região. As escolas vão desenvolver programas conjuntos de formação de executivos e empreendedores.



Profissionais de logística dão palestra na Unigranrio

Os mais renomados profissionais de Logística do estado baterão ponto, dias 13 e 14 de outubro, às 19h, no auditório da Unigranrio, em Caxias. Experiências de sucesso em centros de distribuição, centros atacadistas, grandes transportadoras, prefeituras, indústrias de beneficiamento e no campo de atacadistas entrarão na programação do II Encontro de Logística, promovido pela Escola de Ciência e Tecnologia Unigranrio. Entrada franca. Informações: (21) 2671.7803 e 7815.8022.



Professor da EBAPE recebe o Prêmio Jorge Oscar de Melo Flores

O artigo "O trabalho individualizado: da venda à dádiva", do professor da EBAPE, Hermano Roberto Thiry-Cherques, ganhou o Prêmio Jorge Oscar de Melo Flores, por ser considerado o melhor da Revista de Administração Pública - RAP em 2007.

O Prêmio, criado pela EBAPE em 2000, procura avaliar anualmente, as melhores publicações da Revista, incentivando a iniciativa de estudos e pesquisa na área da Administração. Para 2007, o Comitê Avaliador foi formado pelos professores Armando Cunha, Luciano Junqueira e Nelson Mello e Souza.

O artigo do professor Hermano estabelece um paralelo entre a categoria da dádiva, tal como definida por Marcel Mauss, e as estruturas relacionais do trabalho. Com base em pesquisa realizada junto a 122 organizações públicas e privada, de diversos setores da economia, foi possível identificar a superação da estrutura do trabalho em equipe teamwork e a prevalência de uma estrutura que privilegia o trabalho individualizado.



Curso de Mestrado da EBAPE ganha destaque na Gazeta Mercantil

O curso de Mestrado em Gestão Empresarial, da EBAPE ganhou destaque na matéria "Executivos têm fome de conhecimento", publicada no dia 22 de setembro, no jornal Gazeta Mercantil. As turmas com disciplinas lecionadas em inglês, sob a coordenação do professor Yann Duzert, atraem, cada vez mais, alunos estrangeiros que buscam temas relacionados a países emergentes.

Na matéria, o professor Yann Duzert explica o motivo pelo qual executivos do mundo inteiro procuram o mestrado da FGV para se especializar, pois o Brasil tem despontado na área de serviços, desenvolvendo eficientes estratégias para lidar com a competitividade. O curso propicia aos alunos a possibilidade de aprenderem gestão da complexidade com a habilidade de adaptação, técnicas de gestão participativa, estratégias de competitividade e, claro, criatividade - outra característica forte da gestão brasileira.




Os professores de administração e o mercado de trabalho

A expansão da educação superior em nosso país  foi impressionante. Embora ainda seja considerada insuficiente quando comparada com outros países, incluindo alguns latino-americanos, não há dúvida que em termos absolutos atingiu números respeitáveis. Em 1960 para uma população de 70 milhões tínhamos apenas 100.000 matriculas no terceiro grau. Atualmente para uma população de 190 milhões  nos acercamos dos 5 milhões de matrículas. Como é conhecido, aproximadamente 14% destas matrículas estão em cursos de graduação de administração, o que nos coloca diante de nada menos do que 700.000 alunos.

Conseqüentemente expandiu-se o mercado de trabalho de pessoas ligadas aos serviços educacionais.  O aumento de cursos de pós-graduação    stricto sensu  também é parte desta cadeia na medida em que a legislação vem obrigando que professores, mesmo atuando apenas na graduação, exibam titulação de pós-graduação. Isto levou a que os nossos peculiares MBAs, iniciados como cursos de educação executiva, voltados portanto a um público estritamente profissional, acabasse por conferir aos que concluíssem os cursos com um TCC o título de especialista, também aceito para o exercício do magistério universitário.

Como a maioria dos cursos de graduação em administração funciona apenas em período noturno, ficou mais fácil para muitos o desenvolvimento de carreiras mistas, ou seja, um profissional de administração que trabalha em tempo integral  como executivo ou consultor, à noite trabalha como professor. Isto vem permitindo que um sistema que cresceu tanto em tão pouco tempo continue a conseguir mão de obra docente para atendimento de milhares de classes. 

Nos dias atuais carreiras executivas são bem menos previsíveis e estáveis do que num passado não tão distante. Por isso não é incomum que pessoas de meia idade e na metade de suas carreiras optem ou se vejam  obrigadas a buscar alternativas profissionais. O magistério universitário tem sido uma opção para muitos, particularmente na área de administração.

Da mesma maneira que o mercado respondeu com eficaz prontidão à demanda pelo aumento do número de vagas, pela criação de um número elevado de escolas privadas sob a forma de faculdades isoladas, centros universitários e universidades, igualmente se expandiu a oferta de professores universitários. O mercado acabou por estabelecer o “equilíbrio” entre oferta de professores e vagas para que lecionassem com níveis salariais que não chegam a ser considerados satisfatórios, mesmo levando-se em conta o nível de renda do país. Como outras profissões de nível universitário, outrora, muito bem remuneradas, o professor universitário se comoditizou e  se proletarizou.  O professor modal recebe várias designações, entre afetivas e auto depreciativas, como auleiro, professor taxista, professor bom-bril, etc,, dependendo da região do país. O “sucesso” do docente e  até mesmo a manutenção da precária renda dependerá  de várias competências performáticas. O mais bem sucedido parece ser o especialista em entreter classes com um evento já designado de “shawla”. Trata-se de uma aula tipo show, onde o professor se esmera como “entertainer”, assegurando aos alunos momentos agradáveis, descontraídos e sem qualquer ameaça de que venham a apreender alguma coisa ou tenham que ler ou executar qualquer tipo de trabalho escolar. A aprovação está previamente assegurada desde que se mantenham em dia os compromissos com a tesouraria da instituição de ensino superior.

E acima deste mercado de trabalho para  docentes comoditizados e onde se encontra a grande demanda e a oferta não menor de docentes está o mercado restrito, de uma boutique de alta classe,  onde operam os NDPs.  Diferentemente da maioria comoditizada são escassos, de difícil imitação e de custosa substituição. Alguns chegam a ser até  organizationally embedded, dada suas lealdades e a  longa permanência em suas instituições. Diferentemente da maioria de seus colegas não precisam dar “shawlas Tem que se especializar noutro tipo de show. Para alguns absolutamente eletrizante, para outros um pouco tedioso, cujos resultados são artigos, papers e relatórios de pesquisa onde rigor e relevância por vezes se defrontam desfavoravelmente.  Uma das nobres missões deste grupo, que é objeto da prática de uma estratégia diferenciadora, em oposição à grande maioria onde predomina a liderança em custo, é exatamente a de preparar docentes para ensinar em cursos profissionalizantes  de graduação.

O cotejo destas duas realidades aponta para uma das dificuldades da área de administração e cuja solução não parece estar no horizonte perceptível. Os critérios que nós próprios estabelecemos para avaliação de nossos cursos stricto sensu  tende a aumentar esta lacuna. Não se opõe aqui afrouxamento  de critérios, mas talvez algum tipo de revisão. Um indicador importante na avaliação da competência científica e tecnológica de um país é a chamada “taxa de conversão”, ou seja, a capacidade de transformar conhecimento em produtos e serviços que dinamizem a economia e tragam benefícios à sociedade como um todo. Talvez devêssemos pensar numa taxa de conversão para que o universo do stricto sensu convertesse conhecimentos para os colegas que ensinam no grande universo  onde aguardam centenas de milhares de alunos. Isto ajudaria a diminuir a lacuna entre os dois mundos e a talvez fundir rigor e relevância.




Professor do Curso de Direito lança livro nesta terça-feira

O professor do Curso de Direito da UnP, Rubens Lyra , organizou um livro intitulado “Participação, democracia e segurança pública: a experiência brasileira”. O livro é editado pela Editora Universitária da UFPB. Para o lançamento será realizada um mesa-redonda sobre o tema do livro, essa será promovida pela UnP e pela Coordenadoria de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte. O evento acontecerá na terça-feira (14), às 17h, na Assembléia Legislativa do Estado.



CAC promove tarde de autógrafos e mesa-redonda

A Direção do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE promoverá, nesta quarta-feira (8), às 16h, uma tarde de autógrafos do livro “O Grupo dos Independentes”, de Nise Rodrigues. O evento começará com uma mesa-redonda sobre a arte moderna em Recife – e apresentação do livro pela professora Marilene Almeida, do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, e prosseguirá com a leitura de um trecho da obra pela própria autora. O livro, que conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, versa sobre o movimento modernista em Pernambuco na década de 30, tópico até agora pouco documentado. O mesmo livro tem outro evento de lançamento marcado para o fim do mês na Aliança Francesa, unidade do Derby.
 
Mais informações: Diretoria do CAC | (81) 2126.8319



Lançamento de livro sobre populações ribeirinhas

A Editora Humanitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lança o livro Princesa do Madeira, Os festejos entre populações ribeirinhas de Humaitá-AM (Editora Humanitas, 252 pp, R$30,00), de Maria Teresinha Côrrea, na sexta-feira (17), a partir das 18h30, na Livraria da Vila.

O livro descreve um passado amazônico submerso no universo das famílias ribeirinhas ou beiradeiras. A compreensão da construção histórica de Humaitá permite uma reconstrução da teia de relações sociais entre os diversos atores surgidos às margens do rio Madeira.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo
Contato: (11) 3091-2920



Professor da EBAPE publica capítulo em livro internacional

O professor Ricardo Lopes Cardoso, da EBAPE, publicou capítulo no livro Studies in managerial and financial accounting - Performance measurement and management control: measuring and rewarding performance, editado por Marc J. Epstein e Jean-François Manzoni.

O referido capítulo, desenvolvido em parceria com André Carlos Busanelli de Aquino, Marcelo Sanches Pagliarussi e Valéria Lobo Archete Boya, é intitulado Causality in a performance measurement model: a case study in a Brazilian Power distribution company.

Publicado pela Editora Emerald, no Reino Unido, o livro reúne os melhores artigos apresentados na 4th Conference on Performance Measurement and Management Control, realizada em Nice em 2007.



Professor da EBAPE publica em Behavioral and Brain Sciences

O Prof. Alexandre Linhares, da EBAPE, acaba de publicar o trabalho intitulado "Dynamic sets of potentially interchangeable connotations: a theory of mental objects", no periódico Behavioral and Brain Sciences. Trata-se de um dos periódicos mais prestigiados do Social Sciences Citation Index (SCCI), com fator de impacto de 14.9. Para efeito de comparação, Behavioral and Brain Sciences possui nove vezes o fator de impacto do periódico Management Science (com 1.6).