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Pesquisa Avançada

Informativo 22/2009


Novo Informativo ANPAD
O Informativo ANPAD passará a ser produzido em período mais curto do que os três meses anteriores. Terá circulação quinzenal, a depender da natureza e volume de informações produzidas na ANPAD ou recebidas de associados, e encaminhado, via correio eletrônico, a programas, professores e alunos de de pós-graduação em administração e ciências contábeis. O conteúdo será semelhante ao que vem sendo divulgado até agora: novos fascículos da Brazilian Administration Review e da Revista de Administração Contemporânea, informações a respeito de eventos, oportunidades profissionais e de financiamento de pesquisas, destaques de programas, professores e alunos e outros assuntos de interesse da comunidade.

Com essa mudança haverá maior agilidade no processo de divulgação de notícias de interesse da comunicade acadêmica de administração e contabilidade, propiciando a utilização mais adequada da informação. O novo Informativo ANPAD continuará a ter como fontes principais de fornecimento de informações os programas-associados, professores e alunos desses programas. A página da ANPAD continuará disponibilizando o conteúdo dos informativos, de modo a permitir a consulta no momento desejado.

O presente Informativo inaugura essa nova etapa e apresenta, inicialmente, informações sobre os periódicos publicados pela associação e, na sequência, outras notícias de interesse dos associados da ANPAD.

Sobre os periódicos da ANPAD

A ANPAD vinha publicando três periódicos científicos: Brazilian Administration Review – BAR (editado desde 2004), Revista de Administração Contemporânea – RAC (já em seu 13º ano de publicação) e RAC-Eletrônica (com início em 2007). Essas duas últimas publicações sempre tiveram linhas editoriais semelhantes, guardando apenas pequenas diferenças “aqui e acolá”. No caso da RAC-Eletrônica, a missão de divulgar trabalhos de autores vinculados a programas filiados a ANPAD, o foco mais empírico e o escopo mais amplo. Tais diferenças são de difícil percepção por parte do leitor, embora sempre tenham dirigido as decisões, prioridades e mesmo eventuais sugestões aos autores para enviar um dado trabalho para um ou outro periódico.

Em função de sua contínua evolução e em atendimento às premissas de acessibilidade do Sistema Qualis da CAPES, a partir de janeiro de 2009 a nossa tradicional Revista de Administração Contemporânea – RAC tornou-se uma publicação exclusivamente online. Essa mudança trouxe como conseqüência certa redundância entre as duas publicações (RAC e RAC-Eletrônica). Como conseqüência, optou-se por descontinuar a publicação da RAC-Eletrônica incorporando-a à linha editorial de “sua irmã mais velha”.

Assim sendo, o fascículo 1, volume 3, janeiro-abril de 2009, da RAC–Eletrônica é a última publicação deste periódico. Os artigos em fase de avaliação ou aprovados e ainda não publicados na RAC-Eletrônica serão transferidos (com o consentimento dos autores) para o processo editorial da RAC tradicional.

Essa medida não acarretará prejuizos a autores ou programas de pós-graduação. Primeiro porque ambos esses periódicos foram classificados no Qualis 2009 no mesmo nível: B1. Segundo porque a RAC tradicional passará a editar seis fascículos anuais, em vez de quatro, além de eventuais fascículos especiais. Este ajuste na quantidade e periodicidade dos fascículos ocorrerá a partir de 2010. Neste ano de 2009 serão mantidos os quatro fascículos regulares, aos quais serão acrescidas duas edições especiais, a fim de garantir um adequado fluxo de publicação de artigos.



I Simpósio Mercado de Trabalho e Concorrência
De 17 a 18 de março de 2009
Auditório II do Campus Floriano Peixoto
No simpósio, foram proferidas duas palestras seguidas de debates com professores da instituição. A primeira palestra "Capacitação profissional e liderança: mercado de trabalho e concorrência" foi proferida pelo empresário e contador Jorge Luiz Nunes Chaves. Já a segunda palestra "O contabilista motivado para o novo: o exercício profissional do contador na empresa" foi proferida pelo contador da Petrobras, Erminio José Araújo de Carvalho.
Mais informações na direção do curso, através do telefone 3215-1111.


Pós-Graduação em Economia promove seminário
O Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes) promoveu, no dia 02 de março, o seminário “A Simple Model of Offshore Outsourcing, Technology Upgrading and Welfare”. A palestra foi proferida pelo professor Jean Mercenier, Université Pantheon-Assas, de Paris.
Mais informações: (81) 2126.8378


Seminário de Marketing discutirá a crise financeira
De 13 a 15 de maio de 2009
Nessa edição, o tema será "Como fazer marketing na crise?", ressaltando a atual situação global.
O evento é destinado aos profissionais de vendas, empresários, alunos do curso, como também do curso de Gestão da UnP e de outras faculdades. O seminário terá como palestrantes autoridades, pesquisadores, profissionais de destaque e empreendedores em gestão de marketing.
www.unp.br


Seminário Internacional Ítalo-Brasileiro
Estado, Economia, Globalização e Mercados: entre o público e o privado e a efetivação dos direitos sociais
De 07 a 09 de abril de 2009
Campus da Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Trata-se de um importante momento para discutir questões investigativas e disseminar os resultados obtidos nas pesquisas realizadas na Unifor e em outras instituições de ensino e de pesquisa. Aqui é possível conferir programação e muitas outras informações sobre o evento.
Inscrições abertas
www.unifor.br


Colóquio científico franco-brasileiro sobre cidades sustentáveis
De 19 a 20 de março de 2009
O programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) e o de Geografia, ambos da UFPE, recebeu uma delegação de 15 doutorandos e mestrandos do Instituto de Urbanismo de Paris, vinculado à Universidade de Paris XII, chefiada pelo professor Guillaume Faburel. O evento, aberto ao público, ocorreu no auditório 1 do Centro de Artes e Comunicação (CAC) no turno da manhã e tarde.
Pesquisador no Instituto de Urbanismo de Paris e responsável pela formação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Faburel comandou debates sobre temas como “O desenvolvimento urbano sustentável: redefinindo as ações de qualificação e urbanismo pelo meio ambiente?” e a “A formação de gestores da conservação do patrimônio integrada ao desenvolvimento urbano”, entre outros.
No mês de novembro os pesquisadores brasileiros viajarão para Paris para realizar a segunda parte deste colóquio, e formular novos projetos em comum, dando continuidade à parceria.
Mais informações: (81) 2126.8311  / mdu@ufpe.br">mdu@ufpe.br


3° Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte
De 16 a 17 de março de 2009
Centro de Convenções de Natal
A submissão de propostas encerrou-se dia 28 de fevereiro de 2009.
O evento foi importante para se conhecer experiências exitosas que estão sendo realizadas no âmbito de organizações públicas municipais, estaduais e federais. Procurou-se fomentar a transferência de conhecimentos para o aperfeiçoamento dos instrumentos e práticas da administração pública.
www.searh.rn.gov.br/congesprn2009


Palestra "Comunicação como fator estratégico"
27 de março de 2009
Auditório II da EERP
Palestra ministrada pelo professor Amauri Marchese, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O evento foi realizado das 9 às 12 horas.
As inscrições, gratuitas, foram realizadas no site www.eerp.usp.br. A EERP fica na Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto, no campus da USP.
Mais informações: (16) 3602-3393


Seminário GVcev: "Internacionalização do Varejo Brasileiro"
16 de abril de 2009
Das 8:30 às 13h
Objetivo: Discutir oportunidades para empresas varejistas brasileiras se globalizarem, suas estratégias e seus dilemas.
Público-alvo: Diretores, gerentes e profissionais do varejo, seus fornecedores e demais interessados no tema.
Coordenadores: Prof. Juracy Parente e Edgard Barki (FGV-EAESP).
www.fgv.br/cev



Pós em Gestão Financeira de Empresas abre matrículas
O Curso de Pós-Graduação em Gestão Financeira de Empresas iniciará o período de matrículas a partir do dia 05 de março. A aula inaugural será realizada no dia 27 de março. Mais informações pelos telefones 3215-1234 / 1123.

Inscrições abertas para MBA em Controladoria Financeira
O MBA em Controladoria Financeira Aplicada à Gestão Empresarial está com inscrições abertas. O curso é destinado a contadores, consultores, administradores, economistas e agentes públicos graduados, interessados em aprimorar seus conhecimentos no ramo de controladoria e finanças, e na interpretação dos relatórios da gestão contábil de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. O início das aulas está previsto para março.
Mais informações pelos telefones 3215-1234 e 3215-8508 ou no site www.unp.br.


Grupo da EESC aprimora estudos sobre a pequena empresa
O professor Edmundo Escrivão Filho, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, acredita que o principal fator que faz com que as pesquisas sobre a micro-empresa não deslanchem nas universidades brasileiras é a falta de continuidade dos estudos. “O que a gente vê é um pesquisador que faz uma pesquisa por uns três anos e para, outro que fica uns dois anos e também interrompe... falta uma sequência”. É justamente com o objetivo de suprir essa lacuna é que o Grupo de Estudos Organizacionais da Pequena Empresa (Geope), coordenado por Escrivão e sediado na EESC, mantém-se na ativa há 12 anos.
Os resultados se detectam com facilidade. Já saíram do Geope 49 pesquisas concluídas sobre o tema, nos níveis de mestrado, doutorado e iniciação científica. Hoje, há 11 estudos em andamento, também divididos nas três categorias. Assim, o Geope alcança a meta basal sobre a qual foi fundado: ser um referencial acadêmico para o setor.
Com essa consolidação, o grupo apresenta para 2009 e os próximos anos uma diferente meta, mais ousada; quer ver seus estudos implantados na prática, quer que os conceitos de gestão discutidos no laboratório passem para o cotidiano de micro e pequenas empresas no Brasil.
Para isso, o Geope tem lançado mão de parcerias. Uma delas é com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a primeira e maior referência no país quando se fala nas corporações de tamanho reduzido. Outras parcerias se formam com empreendedores da região de São Carlos.


UNIJUÍ recepciona os novos alunos da EaD
04 de março de 2009 
No dia 3 de março, à noite, teve início em Ijuí, Santa Maria e Santa Rosa, as primeiras recepções aos calouros dos cursos de graduação na modalidade EaD da UNIJUÍ
Contando com um público expressivo, na oportunidade foi apresentado o modelo inovador de Educação a Distância da Universidade, que não tem aulas presenciais, porém, oferece ao aluno aulas em um ambiente virtual de aprendizagem, ministradas pelos próprios professores da Universidade, mestres e doutores
Os professores, além de responderem pelos conteúdos desenvolvidos, interagem com os alunos de forma virtual, e são os responsáveis pela produção dos livros, que os alunos recebem gratuitamente.
Além de receber os livros dos conteúdos do bimestre, os alunos também receberam um kit de boas vindas contendo materiais da Universidade, intitulado “O 1º dia a gente nunca esquece” e participaram de um coquetel para conhecer os colegas, professores, tutores e equipe de apoio. Ao longo da semana, novas recepções serão realizadas, sempre às 19h30min


COPPEAD mais uma vez no ranking dos melhores do mundo
O COPPEAD foi incluído pela sétima vez, desde 2001, no ranking das 100 melhores escolas de negócios do mundo publicado pelo Financial Times. Em 2009, foi novamente a única escola latino-americana a entrar no ranking que inclui somente programas de MBA de dois anos em tempo integral e baseia-se em três critérios: sucesso profissional dos ex-alunos, diversidade e qualidade da pesquisa.  No caso do COPPEAD, o programa avaliado foi o seu curso de Mestrado, que equivale ao MBA de dois anos em tempo integral das melhores escolas estrangeiras.
O reconhecimento internacional da instituição é também comprovado pelo selo EQUIS (European Quality Improvement System), recebido pelo COPPEAD em 2006. Esta certificação é dada a instituições de ensino em Administração e gestão de negócios que, comprovadamente, atendam aos padrões internacionais de qualidade estabelecidos pela European Foundation for Management Development (EFMD). Representa ainda um importante instrumento de apoio a mudanças e inovações na área pedagógica e, para os alunos e ex-alunos, garante o reconhecimento de uma formação voltada para a nova realidade do mundo globalizado.


Professor da EBAPE participa de conferência na Índia
A convite do Governo da Índia, o prof. Enrique Saravia, da EBAPE, participou da "High-Level Conference on Financial Crisis, Global Economic Governance and Development: Responses of Asia and the Global South" realizada em Nova Déli em 6 e 7 de fevereiro passado. O prof. Saravia fez parte do paneil sobre o tema "Sharing Each Other's Dynamism and Development Experiences: Role of South-South Cooperation".

Curso de Administração Pública da FJP obtém cinco estrelas no Guia do Estudante 2008
O Curso de Administração Pública (CSAP) oferecido pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (EG/FJP) foi classificado como “excelente” na avaliação da “Revista Guia do Estudante”, da Editora Abril. O CSAP recebeu cinco estrelas no Guia do Estudante - Melhores Universidades 2008 e está entre os melhores cursos superiores do país segundo a publicação.
O resultado foi definido por meio de questionários da Editora Abril enviados para os coordenadores de todos os cursos de ensino superior do país. A partir das respostas, avaliadas por consultores da revista, os cursos recebem os conceitos ou estrelas. A classificação cinco estrelas obtida pelo CSAP equivale ao conceito “excelente”.
Em 1997, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003 o Curso de Adminstração Pública (CSAP) obteve Conceito “A” na Avaliação Nacional de Cursos (o extinto "provão") realizada pelo MEC. Em 1999, a Revista “Guia do Estudante” já havia destacado a EG pela a excelência do CSAP com quatro estrelas. A avaliação foi feita realizada entre mais de 1000 cursos em todo o país.


Palestra inaugurou Curso de Ciência Política/Relações Internacionais da UFPE
O curso de Bacharelado em Ciência Política / Relações Internacionais da UFPE iniciou seus trabalhos promovendo palestra com o embaixador Jerônimo Moscardo, presidente da Fundação Alexandre de Gusmão. A palestra, dirigida a alunos e demais integrantes da comunidade acadêmica, foi intitulada “Diplomacia Participativa” e ocorreu dia 17 de fevereiro, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

Abertas inscrições para II Congresso Nacional de Gestão Pública
II Congresso Nacional de Gestão Pública, foi realizado no dia 6 de março, com o tema "O Nordeste no Século XXI". O evento foi promovido pelo Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MPANE) e pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPE.
Outras informações pelo e-mail mpane_prov@yahoo.com.br">mpane_prov@yahoo.com.br. Fone (81) 2126.7076


Paulo Guedes comenta crise mundial em palestra FBV
Crise financeira que assola o mercado mundial é algo que o Brasil irá absorver nos próximos seis meses. Isso porque a estrutura econômica do País está melhor, ao comparar com outras épocas. O que acontecerá será uma desaceleração do seu crescimento de 5% para 3%, por exemplo, mas sem recessão. A avaliação é do economista Paulo Guedes, feita durante palestra “A economia brasileira e a crise financeira mundial: perspectivas e oportunidades”, na Faculdade Boa Viagem. De acordo com o economista, a crise não é algo recente, e só agora que o mundo econômico está voltando ao “normal”. “O dólar a R$ 1,60 não era ótimo. Para a maioria, não estava nada bom. Voltando para R$ 2,20, será ótimo”, comentou.

Terceiro Workshop de Desenvolvimento Rápido de Aplicações prorroga inscrições
Foi estendido o prazo para a submissão de artigos no 3º Workshop de Desenvolvimento Rápido de Aplicações (WDRA 2009). A nova data limite é 15 de abril. Os temas preferenciais são: Métodos Ágeis, Desenvolvimento de Software Orientados a Modelos, Engenharia de Requisitos no DRA, Métodos Formais Leves, Processos de Software e Métricas de Software para DRA, Teste de Software no DRA, Ferramentas para DRA, Reutilização de Software e Aspectos sociais no Desenvolvimento Rápido de Aplicações. Serão aceitos trabalhos com até oito páginas para trabalhos técnicos e quatro páginas, para relatos de experiência.
No comitê organizador do evento, e que selecionará os artigos a serem apresentados, está o professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE Alexandre Vasconcelos. Os selecionados serão notificados no dia 30 de abril. O evento, que está dentro do 8° Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2009), será realizado em Ouro Preto, Minas Gerais, em 3 de junho.
O WDRA 2009 é um fórum para pesquisadores e praticantes interessados no Desenvolvimento Rápido de Aplicações (DRA), que integra abordagens práticas de engenharia de software para o desenvolvimento ou evolução de sistemas.
Mais informações: pma.dsc.upe.br/wdra2009 / wdra2009@gmail.com">wdra2009@gmail.com


Gestão Financeira realiza posse do CORECON
O Curso de Gestão Financeira realizou, no dia 13 de março, a solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Regional de Economia - CORECON/RN. O evento aconteceu no Auditório II do Campus Floriano Peixoto, às 19h. Na ocasião, será proferida a palestra "A crise financeira e os impactos na economia brasileira", com o prof. Dr. Paulo Mattos - Doutor em Economia, professor adjunto nos programas de graduação e pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará - UFC, professor tutor da FGV-Online e professor convidado da FGV Manegement. Mais informações na Direção do Curso pelos telefones 3215-1103 / 1123.

Egresso da UNIJUÍ recebe prêmio do Itaú
Com o trabalho “Finanças Sustentáveis: perspectivas e desafios para Instituições Financeiras”, Tiago Schneider de Jesus, foi o grande vencedor do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis, promovido em âmbito nacional, para trabalhos acadêmicos e matérias jornalísticas. O estudante recebeu R$ 10 mil e foi vitorioso na categoria “Especialização”. O anúncio dos vencedores aconteceu na Sede do Banco do Itaú, em São Paulo, com a participação de todos os finalistas.
Desenvolvido na Pós-Graduação da UNIJUÍ, o trabalho de Tiago tem como foco principal as responsabilidades das instituições financeiras na busca por uma sociedade sustentável. “A maior importância deste trabalho é justamente demonstrar que as instituições financeiras têm uma responsabilidade social e ambiental que precisa ser cumprida se almejamos uma sociedade sustentável”, analisa o estudante que atualmente faz Mestrado na Universidade de Caxias do Sul, também na área de Direito Ambiental.
Os trabalhos vencedores devem ser publicados em um livro, ainda sem data de lançamento. Além de Tiago, foram premiados trabalhos na categoria de Mestrado e Doutorado. O ex-aluno da UNIJUÍ ressaltou também o papel da Universidade para o desenvolvimento do seu projeto. “Quero que a UNIJUÍ permaneça com o ímpeto de produzir o conhecimento através de ótimos cursos de especialização, como o foi o meu, em Direito Ambiental”, enfatizou.


UnP se destaca em ranking do MEC
O Ministério da Educação todos os anos divulga uma série de índices relativos ao desempenho dos estudantes brasileiros. Esses índices contemplavam apenas os ensinos Fundamental e Médio, porém, no fim de 2008, condensando uma série de dados fornecidos pelo INEP, o MEC divulgou o índice que avalia o Ensino Superior Brasileiro, o IGC.
A Universidade Potiguar foi a melhor instituição privada de ensino superior no Estado, de acordo com os índices divulgados pelo MEC. A UnP é a única universidade privada do Rio Grande do Norte e conta com graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), aumentando o nível de exigência, o que não acontece com as faculdades, que possuem apenas a graduação.
Mesmo assim, após o aferimento dos dados, todas as IES foram colocadas em um mesmo ranking, e apesar disso a UnP alcançou as melhores posições no ranking, sendo a terceira melhor de cinco Universidades privadas no Norte/Nordeste e a 15ª entre 67 universidades privadas em todo o País, colocando a UnP à frente de instituições nacionais tradicionais.


Comportamento organizacional foi tratado em mini-curso da FBV
"Motivação, liderança e mentoria” foi o tema do mini-curso no dia 19 de janeiro,  na Recife Summer School. As aulas foram ministradas por Sônia Maria Rodrigues Calado Dias, professora titular da Faculdade Boa Viagem (FBV), coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Empresarial (MPGE) e do Laboratório de Mentoria e Liderança (LML). O enfoque foi nos fundamentos do comportamento organizacional, com ênfase especial nos conhecimentos mais atuais sobre os processos da Motivação e suas relações com os fenômenos da Liderança e da Mentoria, enquanto processos críticos de desenvolvimento de pessoas.
Mais informações pelo site www.fbv.br


Ex-reitor da USP ministrou seminário sobre crise econômica
A Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEA) da USP promoveu, nesta segunda-feira (16), às 15 horas, o seminário Crise Econômica e Construção do Futuro, ministrado por Jaques Marcovich, professor da faculdade e ex-reitor da USP.
O seminário aconteceu na sala C6 do prédio 1 da FEA, que fica na Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.


Professor da EBAPE é convidado a integrar comitê científico da ICEGOV2009
O professor da EBAPE e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Governo e Negócios Eletrônicos, Luiz Antonio Joia, foi convidado a integrar o comitê científico da 3rd International Conference on Theory and Practice of Electronic Governance (ICEGOV2009). A conferência, que acontecerá em Bogotá (Colômbia), de 10 a 13 de novembro, reunirá especialistas e profissionais do governo, da indústria, das universidades e das organizações não-governamentais, a fim de compartilhar as últimas pesquisas na área de Governança Eletrônica.
O evento tem como organizadores o Ministério das Comunicações do Governo da Colômbia, a Universidade das Nações Unidas, a Universidad Externado da Colômbia e o Programa el Gobierno en línea da Colômbia.


Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa recebe inscrições
Economia do Meio Ambiente, Globalização e o Novo Contexto dos Negócios, Políticas Públicas, Gestão Estratégica, Valoração, Certificação e Auditorias, Relações com Fornecedores e com a Comunidade são alguns dos assuntos a serem abordados no Curso de Especialização em Gestão de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa. Oferecido pelo Instituto de Economia da Unicamp, por meio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp).
De acordo com o professor Bastiaan Reydon, coordenador do curso, juntamente com a professora Rachel Cavalcanti, as aulas têm como objetivo aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão da sustentabilidade, fomentando discussões e análises sobre o cenário atual, tendências e alianças estratégicas entre Estado, iniciativa privada e sociedade civil. Reydon é assessor técnico da Agência de Inovação Inova Unicamp, onde é responsável pelo programa Inova Sustentabilidade.



Lançamento do Livro Finanças Comportamentais: Pessoas Inteligentes também perdem dinheiro na bolsa de valores
Autores: Cláudio Henrique da Silveira Barbedo e Eduardo Camilo-da-Silva
Editora Atlas Rio de Janeiro
Informações: promo.rj@editora-atlas.com.br">promo.rj@editora-atlas.com.br


Livro aborda adensamento construtivo e qualidade de vida
Foi lançado no dia 11 de março, no auditório da Editoria Universitária da UFPE (Edufpe), o livro “Entre mitos e limites: as possibilidades do adensamento construtivo face à qualidade de vida no ambiente urbano”, de autoria do professor Ruskin Freitas.

Lançamento de livro sobre Machado de Assis
No dia 2 de fevereiro, aconteceu o lançamento do livro Machado de Assis, os Judeus e a Redenção do Mundo. A obra foi escrita por Anita Waingort Novinsky, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.  Neste livro, a autora apresenta um trabalho em que se possibilita conhecer o quanto Machado de Assis se preocupou com a história do povo judeu.
Contato: (11) 3091-2920 / 4593, site www.editorahumanitas.com.br


Livro aborda movimentos juvenis na contemporaneidade
No dia 05 de março, após a mesa de debates sobre “Juventude e Participação Política”, que se realizou no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH/UFPE, durante a Semana Manoel Mattos de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, houve o lançamento do livro “Movimentos Juvenis na Contemporaneidade”, organizado pelos professores Michel Zaidan Filho e Luís Antônio Groppo e pelo coordenador do (Proenge) Otávio Luiz Machado.
Mais informações: otavioluizmachadopronge55@gmail.com">otavioluizmachadopronge55@gmail.com