Pesquisar
Pesquisa Avançada

Informativo 23/2009



Processo Seletivo de Docente

Mestrado em Inovação e Desenvolvimento - UNESC
Criciuma/SC
Pré-requisitos: Graduação em Ciencias Contabeis e/ou Administração e Doutorado em áreas afins
Inscrições abertas
www.unesc.net/docs/editais/edital_641.pdf


 
 
Bolsas de estudos para programas de mestrado e doutorado em Administração

De 01 de fevereiro a 30 de dezembro de 2009
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
UNINOVE
São Paulo/SP


 
Concurso na área de Gestão do Agronegócio para Professor Adjunto

Universidade de Brasília - UNB
Brasília/DF
Inscrições abertas
http://srh.unb.br/concursos



Seja professor da UnB

A Universidade de Brasília tem inscrições abertas para concursos para professor em diversas áreas da Administração, em regime de dedicação exclusiva, na classe de Adjunto (doutor em Administração ou área afim) e para formação de cadastro-reserva na classe de Assistente (mestre em Administração ou área afim). Os valores brutos da remuneração mensal (com a correção salarial ocorrida em fevereiro de 2009 e o pagamento de uma URP de 1989 – Plano Bresser, estentida a todos os professores da Universidade) são: Adjunto: R$8.474,15 e Assistente: R$5.599,20.
Acesse o portal www.unb.br ; em seguida clique nos links Oportunidades (lado esquerdo do portal) – Concursos – Para Professor da UnB (professor permanente) – Editais 2009. Alternativamente, acesse o portal http://srh.unb.br . Maiores informações pelos emails: concursodocente@unb.br">concursodocente@unb.br ou adm@unb.br">adm@unb.br.
Vagas disponíveis:
Edital 484 – Marketing.
Edital 483 – Inovação e Empreendedorismo.
Edital 482 – Gestão de Sistemas de Informação.
Edital 481 – Métodos e Técnicas Quantitativas em Administração.
Edital 480 – Estratégia.
Edital 479 – Produção e Operações.
Edital 478 – Finanças Públicas.
Edital 477 – Finanças Empresariais.




Global Village na EA/UFRGS
O evento chamado Global Village, ocorrereu no dia 02 de abril, na entrada da Escola de Administração da UFRGS.
O evento se constituiu-se em uma feira das nações, onde algumas bancas são distribuídas, e cada banca tem a temática e é identificada com o nome do país.
Cada país é representado por um intercambista oriundo deste país, ou por algum brasileiro que viajou até este país. Foi realizado um evento igual no Campus Centro da UFRGS.
Além disso, nas bancas foram servidas provas de alguma comida tradicionalmente consumida no país representado, e eventualmente bebidas também.
Mais informações, acesse o site da AIESEC


Ética e sustentabilidade empresarial
Dia 03 de abril, o Núcleo de Estudos do Futuro (Pós em Administração) promoveu a palestra Ética e sustentabilidade empresarial em tempos de crise, com a professora Laura Nash (Harvard Business School).
Informações pelo e-mail rosa.alegria@terra.com.br">rosa.alegria@terra.com.br.
Apoio: Consulado Geral dos EUA em São Paulo.


Sextas quantitativas
Dia 16 de abril, às 17h30, o prof. Eduardo Pozzi Lucchesi (Depto. Administração) ministrou a palestra Modelos de precificação de ativos e avaliação do risco: uma aplicação do Modelo de Sharpe, na sala 129 (2º andar, Prédio Novo). O evento pretendeu discutir o relacionamento entre o risco e as taxas de retorno esperadas dos ativos. A palestra integra a programação das Sextas quantitativas, série mensal promovida pelo Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos.
Informações: (11) 3670-8134.


The Thirteenth Annual Conference of the International Research Society for Public Management
De 06 a 08 de abril de 2009
Copenhagen Business School
Submissões de trabalhos até 15 de outubro de 2008


Qualihosp 2009
06 a 08 de abril de 2009
Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.
O QualiHosp – Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde é um evento que trata de qualidade e segurança em serviços e sistemas de saúde, estruturado para atender às expectativas e necessidades dos profissionais e organizações da área, em busca de aperfeiçoamento e inovação.
www.qualihosp.com.br/qualihosp/


V Congreso Internacional sobre el Enfoque Basado en Competencias CIEBC2009 - La Gestión de la Calidad en el Aprendizaje
27 a 29 de maio de 2009
Hotel Tequendama-Crowne Plaza. Salón Bolívar 2. Carrera 10 No. 26-21.
Bogota / Colombia
http://www.competencias.info/

EnADI 2009
21 a 23 de junho de 2009
Recife / Pernambuco
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD e de responsabilidade da Divisão Acadêmica de Administração da Informação – EnADI
O objetivo geral do evento é auxiliar no desenvolvimento da área de estudos em administração da informação no Brasil, observando, preferencialmente, os Temas de Interesse destacados.
Como objetivos específicos, o evento pretende:
A) promover o encontro entre pesquisadores da área de sistemas de informação e de apoio à decisão no Brasil, a fim de fomentar debates sobre os temas relevantes e estabelecer potenciais agendas de pesquisa;
B) promover o desenvolvimento da área de sistemas de informação e de apoio à decisão no Brasil por meio do intercâmbio de informações sobre pesquisas que estão sendo realizadas nas instituições brasileiras e internacionais;
C) disseminar e assegurar a diversidade disciplinar e temática da área.
www.anpad.org.br

3Es 2009
IV Encontro de Estudos em Estratégia
21 a 23 de junho de 2009
Recife/Pernambuco
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD e de responsabilidade da Divisão Acadêmica de Estratégia em Organizações – ESO
O objetivo geral do evento é auxiliar no desenvolvimento da área de estudos em estratégia no Brasil, observando, preferencialmente, os Temas de Interesse destacados.
Como objetivos específicos, o evento pretende:
A) promover o encontro entre pesquisadores da área de estratégia no Brasil, a fim de fomentar debates sobre temas relevantes e estabelecer potenciais agendas de pesquisa;
B) promover o desenvolvimento da área de estratégia no Brasil por meio do intercâmbio de informações sobre pesquisas que estão sendo realizadas nas instituições brasileiras e internacionais;
C) disseminar e assegurar a diversidade disciplinar e temática da área.
www.anpad.org.br


Estudos em TI são foco de evento
A FACET (Faculdade de Exatas e Tecnologia) realizou a SESTINFO 2009 (Semana de Estudos em Tecnologia da Informação) entre os dias 24 e 26 de março. O evento tem como foco atingir os estudantes e os docentes da Faculdade de Exatas e Tecnologia. A SESTINFO acontecerá no auditório do Sigma e em algumas salas multimídia da Universidade.
O objetivo é que haja uma troca de informações entre professores e alunos por meio de atividades diversificadas e simultâneas. Além dessa troca de experiência, o evento tem o objetivo de aproximar o aluno  das grandes empresas do ramo de Tecnologia.
Novos desafios de Gestão em TI, Computação Gráfica, Sustentabilidade e Inteligência de Negócios foram alguns dos temas abordados nas palestras que foram ministradas por profissionais do mercado.

Estudantes de Administração lotam o UCS Teatro para assistir a palestra de professor da Universidade do Alaska Fairbanks
Mais de 900 pessoas, entre estudantes, professores e convidados foram ouvir a palestra do professor Dr.Ping Lan, da Faculdade de Administração da Universidade do Alaska Fairbanks - UAF, no dia 24 de março. Na quinta-feira, dia 26 de março ele falou aos estudantes que ingressam este ano no Mestrado em Administração.
O professor visita Caxias do Sul a convite do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Centro de Ciências da Administração. O Dr. Ping Lan é professor de gestão empresarial, diretor de um MBA da Faculdade de Administração da UAF e editor da Revista International Journal of Technology Marketing (Inderscience Publishers), periódico internacional indexado. Sua área de investigação abrange temas como: Transferência de Tecnologia, Gestão da Inovação e Comércio Internacional.

Prêmio Ethos-Valor já está com as inscrições abertas
O Prêmio Ethos-Valor está com as inscrições abertas para professores e estudantes universitários. O concurso contempla trabalhos acadêmicos sobre responsabilidade social e sustentabilidade aplicada às empresas. As inscrições vão até o dia 13 de abril e os trabalhos devem ser enviados até o dia 14 de abril. Não há limite de inscrições por autor, categoria ou instituição de ensino.
O prêmio está na sua nona edição e possui como objetivo principal mobilizar e aprofundar conhecimentos, mostrando o conteúdo da Carta da Terra, referência histórica na defesa da construção de uma sociedade sustentável. O foco é aproximar a vida e os projetos universitários da sustentabilidade planetaria.
Na categoria estudante, é preciso escrever um artigo sobre Gestão da Responsabilidade Social Empresarial ou Desenvolvimento Sustentável, contendo os princípios da Carta da Terra. O universitário também pode realizar o desafio desenvolvendo os dois temas. Os alunos que já têm um trabalho pronto ou em desenvolvimento, podem se inscrever, porém, eles devem especificar no sumário a relação entre o tema proposto e o trabalho acadêmico.
Para os professores, o tema do artigo é “Educação para a sustentabilidade”. O texto deve tratar da formação universitária que deve preparar os estudantes para lidar com a Sustentabilidade.

Artigo da EA/UFRGS selecionado para o 13th Meeting of the Latin American and Caribbean Law and Economics
O artigo "A computational method applied to the economic analisys of criminal law", de Luiz Marcelo Berger, escrito em co-autoria com o Prof. Denis Borenstein, foi selecionado para apresentação no evento 13th Meeting of the Latin American and Caribbean Law and Economics.
O encontro se realizará em Barcelona, Espanha, em junho do corrente ano.

Ciclo de Palestras "Um olhar sobre a Administração Contemporânea"
"O Ciclo de Palestras "Um olhar sobre a Administração Contemporânea", organizado pelo Trote Solidário EA/UFRGS e pela PS Júnior, teve por objetivo chamar a atenção dos estudantes para os caminhos da nova gestão. Cada vez mais engajado, participativo e informado, o novo administrador necessita de conhecimento multidisciplinar em sua formação para garantir seu espaço no mercado e para atuar de forma eficiente e responsável perante a sociedade. "Um olhar sobre a Administração Contemporânea" abrangeu temas atuais sobre mercado internacional e financeiro, propriedade intelectual, empreendedorismo e responsabilidade sócio-ambiental, além de um enfoque nas diversas áreas que o estudante de administração poderá vivenciar em sua futura profissão. Este ciclo de palestras destinou-se não apenas aos alunos da administração, uma vez que retratou a gestão de forma acessível aos demais alunos da Universidade em suas áreas de atuação profissional."
"Um olhar sobre a Administração Contemporânea" é atividade integrante da XI edição do Trote Solidário EA/UFRGS e atividade integrante do Dia dos Parceiros, promovido pela PS Empresa Júnior.

Palestra sobre marketing digital na FEA
No dia 01 de abril foi realizada uma palestra sobre marketing digital na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.
Os palestrantes foram Pedro Bojikian, gerente de produtos da Microsoft, e Sérgio Langer, responsável pelo atendimento na iThink, agência de marketing digital. O evento foi uma realização da FEA Marketing Club.
Contato: (11) 3091-6055, site http://mktnafea.wordpress.com/o-evento

Agência USP de Inovação homenageia empreendedores
A Agência USP de Inovação promoveu, no dia 24 de março, uma cerimônia para homenagear empresas, entidades e dirigentes da USP envolvidos na realização da primeira Olímpiada USP de Inovação, iniciativa inédita da Universidade, que premiou, em novembro do ano passado, 21 alunos de graduação e de pós-graduação e docentes, cujos projetos se destacaram nos quesitos inovação e empreendedorismo.
Foram concedidas placas aos patrocinadores da iniciativa - Microsoft, General Motors, Sebrae, Santander, Bayer, Basf, Cebrace, Nó Design, Natura e Atech; menção honrosa aos apoiadores - Academia Brasileira de Ciências/Regional São Paulo, Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ParqTec, ESALQTec, Supera e UNITec; e medalhas aos pró-reitores Ruy Alberto Corrêa Altafim (Cultura e Extensão) e Armando Corbani Ferraz (Pós-Graduação).
A reitora da USP, Suely Vilela, recebeu das mãos do coordenador da Agência USP de Inovação, Oswaldo Massambani, um troféu e uma réplica das medalhas entregues aos alunos e docentes premiados no ano passado.

Campus Maringá da PUCPR promoveu palestra com o professor de Administração Belmiro Valverde Jobim Castor
Evento marca o lançamento de especializações na área de Administração e Turismo
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Câmpus Maringá, promoveu no dia 01 de abril uma palestra com o professor do mestrado e doutorado em Administração da PUCPR e Ph.D. em Administração Pública, Belmiro Valverde Jobim Castor. O evento marcou o lançamento das especializações em Administração (MBA Finanças e MBA Gestão de Pessoas) e em Turismo (Gestão de eventos, cerimonial e protocolo).
O tema da palestra foi "Como enfrentar a burocracia paralisante do Estado Brasileiro e retomar o crescimento".

Escola de Administração cria premiação para produção acadêmica
O 1º Prêmio Monográfico em Administração Política João Ubaldo Ribeiro tem o objetivo de valorizar e divulgar a produção acadêmica da EAUFBA. As incrições de trabalhos podem ser feitas na sala do NEC(Núcleo de Estudos Conjunturais)

Professor do Ibmec São Paulo tem dois estudos premiados internacionalmente
Com a produção de dois artigos, José Luiz Rossi, economista e professor de Finanças Internacionais e Macroeconomia do Ibmec São Paulo, recebeu, nos últimos meses, dois importantes prêmios internacionais de sua área.
O primeiro trabalho, intitulado The impact of hedging on firm value: evidencefrom Brazil, que analisa o impacto da utilização de derivativos no valor das empresas, ganhou o prêmio International Academy of Business and Economics, Outstanding Research Paper Award, 2008. A premiação foi anunciada durante a Summer Conference, da International Academy of Business and Economics, realizada em Estocolmo, Suécia, em agosto.
Já na conferência Global Academy of Business and Economics, realizada em Orlando, Estados Unidos, em setembro, o trabalho Exchange rate exposure, foreign currency debt anf the use of derivatives recebeu o Global Academy of Business and Economics Research, Best Paper Award. O estudo analisa a evolução da exposição cambial das empresas brasileiras entre 1996 e 2006 e seus principais determinantes focando no impacto do endividamento em moeda estrangeira e a utilização de derivativos na exposição das empresas.
De acordo com o autor, “os prêmios reconhecem a qualidade dos trabalhos realizados pelo corpo docente da Escola, focando em fatos da realidade brasileira”.

Economia: conjuntura brasileira
No dia 2 de abril, o Grupo de pesquisas Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia (Pós em Economia Política) promoveu discussão sobre a conjuntura brasileira. Informações: (11) 3670-8516.

67th Midwest Political Science Association
O professor Dr. Carlos Ugo Santander, do Mestrado em Ciência Política e do curso de Relações Internacionais participou da 67th Midwest Political Science Association (MPSA) - Conferência Nacional de Ciência Política dos Estados Unidos, na cidade de Chicago, entre os dias 3 e 5 de abril.
O professor apresentou o paper “Political Institutions and Transition to Democracy in Brazil and Peru”.

A FGV-EAESP, o IE Business School e a Goldman Sachs são parceiras no Projeto 10.000 Mulheres que promove a gestão da educação entre as mulheres empresárias no Brasil
O IE Business School, a FGV-EAESP (Fundação Getulio Vargas - São Paulo) e a Goldman Sachs uniram forças para promover a gestão da educação das mulheres empresárias no Brasil por meio do Projeto 10.000 Mulheres.
O IE (www.ie.edu) que contribui para o Projeto da Goldman Sachs anunciou em setembro do ano passado, em Londres, que o programa promove o espírito empresarial e competências de gestão entre as mulheres, com a colaboração da Fundação Getulio Vargas - São Paulo (www.fgv.br) e o parceiro do IE Business School na Sumaq Alliance (www.sumaq.org).
Professores de ambas as escolas irão fornecer um programa que irá dotar as mulheres com habilidades gerenciais e competências necessárias para negociar dentro da realidade do mercado.
O curso tem duração de 170 horas e aborda temas que incluem Finanças, Marketing e Desenvolvimento de carreira. Após cinco meses as participantes do curso 10.000 Mulheres: Empreendedorismo e Novos Negócios receberão o apoio de tutores, que incluem colaboradores da Goldman Sachs, para ajudar a lançar os seus projetos empresariais.
As inscrições vão até 24 de abril de 2009. As aulas começam em maio, após a seleção das candidatas, que ocorrerá nos meses de março e abril. As informações sobre o Projeto estão disponíveis no e-mail 10000women@ie.edu">10000women@ie.edu.


Novo volume da BAR
Estão disponíveis para leitura os novos artigos publicados na BAR - Brazilian Administration Review.
A nova edição - Volume 06, Número 2 traz os seguintes artigos:
• Archetypes of Organizational Success and Failure
Denise L. Fleck
• Brand Equity Evolution: a System Dynamics Model
Edson Crescitelli
Júlio Bastos Figueiredo
• The Variance Composition of Firm Growth Rates
Luiz Artur Ledur Brito
Flavio Carvalho de Vasconcelos
• Differentiation of Municipalities in São Paulo State based on Constitutional Transferences and Income Tributary Taxes
Maria Aparecida Gouvêa
Milton Carlos Farina
Patrícia Siqueira Varela
• Is the Need to Evaluate a Real Consumers’ Need?
Valter Afonso Vieira
Para acessar a revista, acesso o site: www.anpad.org.br/bar


RAC Volume 13 Número 2
Está disponível no site www.anpad.org.br/rac o novo volume da RAC
Veja os artigos disponíveis para leitura:
• Indicadores e Características da Gestão de Fontes Externas de Informação Tecnológica e do Desempenho Inovador de Empresas Brasileiras
Clandia Maffini Gomes
Isak Kruglianskas
• Jogos de Empresas e Economia Experimental: um Estudo da Racionalidade Organizacional na Tomada de Decisão
Antonio Carlos Aidar Sauaia
Sabrina Arruda Zerrenner
• A Gestão de Pessoas e seus Mecanismos de Sedução em um Processo de Aquisição
Ivana Dolejal Homem
Andréa Poleto Oltramari
Vânia Gisele Bessi
• Os Modelos Multiestágios de Maturidade: um Breve Relato de sua História, sua Difusão e sua Aplicação na Gestão de Pessoas por meio do People Capability Maturity Model (P-CMM)
Victor Natanael Schwetter Silveira
• Análise Empírica do Senso de Controle: Buscando Entender o Excesso de Confiança
Wesley Mendes-da-Silva
Abraham Sin Oih Yu
• Cointegração e Descoberta de Preços de ADR Brasileiros
Claudio Akira Kawamoto
Carlos Tadao Kawamoto
• O Moving Average Convergence-Divergence como Ferramenta para a Decisão de Investimentos no Mercado de Ações
Rodrigo Silva Vidotto
Antônio Luiz Tonissi Migliato
Antonio Carlos Zambon
• Proposta de Escala para Mensurar o Valor Percebido no Varejo Bancário Brasileiro
João Carlos Neves de Paiva
Francisco Vidal Barbosa
Áurea Helena Puga Ribeiro

Novo Periódico
Contabilidade, Gestão e Governança (CGG), é um periódico eletrônico, com acesso livre e gratuito, disponível em www.cgg-amg.com, de caráter generalista, abrangendo temas das áreas de administração e de ciências contábeis. Trata-se de periódico quadrimestral (janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro), que sucede o antigo UnB-Contábil e surge de uma parceria entre os programas de pós-graduação em administração da Universidade de Brasília (UnB) e em ciências contábeis da UnB e das universidades federais de Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Norte (UFRN).
O periódico tem, em 2009, conceito B4 no Qualis/CAPES (conceito atribuido a UnB-Contábil), em uma escala que varia entre A1, o mais elevado com peso 100; A2; B1; B2; B3; B4; B5, e C - com peso zero.
CGG atende todos os padrões de qualidade de periódicos científicos e tem como meta alcançar um conceito igual ou superior a B2 no Qualis, em 2010, quando ocorrerá nova classificação de periódicos. Os conceitos atribuidos aos periódicos em 2010 serão válidos para a avaliação do triênio 2007-2009.
CGG editará três números em 2009. O número 1 estará disponível até o dia 10.05.09; o número 2 será divulgado até 30.08.09, e o número 3 até 20.12.09. O processo de avaliação de manuscritos obedece o sistema de double blind review e os autores receberão as respostas das avaliações de seus artigos em até 90 dias

Revista Brasileira de Ciências Agrárias publica nova edição
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PRPPG/UFRPE) informa que foi publicado, no dia 24 de março, o volume 4, número 1, da Revista Brasileira de Ciências Agrárias. O material está disponível no site http://www.agraria.ufrpe.br/.

Como os Gerentes Aprendem?

Prof. Anielson Barbosa da Silva - Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB
Editora Saraiva

O título deste livro é um questionamento em torno de uma temática relevante no mundo dos negócios: o processo de aprendizagem gerencial. Os gerentes são atores institucionais e exercem um papel determinante nas transformações organizacionais e o desenvolvimento de suas competências está intimamente relacionado ao aprendizado.

A aprendizagem de gerentes é um fenômeno complexo e envolve processos de educação e de desenvolvimento gerencial. A prática gerencial sofre influência de vários fatores contextuais e individuais, que suscitam do gerente uma visão multidimensional.

Este livro é direcionado aos gerentes de qualquer área e nível de atuação das organizações, independentemente do porte e setor de atividade, assim como para acadêmicos e demais profissionais interessados em compreender como ocorre o aprendizado de gerentes, os fatores que influenciam o processo e como desvelar o papel da experiência e da emoção na prática gerencial.



TI: Professor de Pós-Adm publica capítulo em obra internacional

O professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Metodista de São Paulo, Dr. Otavio Próspero Sanchez, acaba de publicar um capítulo na obra internacional Manual de Pesquisa de Projetos em Tecnologia - Administração, Planejamento e Operações  (Handbook of Research on Technology Project Management, Planning, and Operations), organizado pelo Dr. Terry Kidd, da Universidade do Texas. O livro traz a cobertura de temas fundamentais e pesquisas recentes  em projetos de tecnologia da informação para pesquisadores, educadores, estudantes e praticantes da área. Por meio de experiências práticas, desafios e oportunidades do mercado, esse manual oferece um conjunto de conceitos e explicações para desenvolver conhecimento avançado na área de administração de TI, bem como um resumo dos principais termos e definições.
Com mais de 900 referências atuais de literatura e pesquisa em tecnologia de projetos, administração, planejamento e operações, a obra traz 33 capítulos escritos por 45 dos principais especialistas do mundo no ramo de TI, enfatizando as novas tendências e descrevendo as mais avançadas conquistas do campo.
O capítulo tem co-autoria do Prof. Alberto Luiz Albertin da FGV.