Pesquisar
Pesquisa Avançada

Informativo 24/2009



Concurso público para professor adjunto na área de Administração de Sistemas

Universidade Federal de Lavras - UFLA
Lavras / MG
Inscrições até o dia 02 de junho de 2009
Maiores informações e o edital completo: www.drh.ufla.br/concurso/Prof/2009/ed55/Edital5509.pdf

Processo de Seleção 2009 / FURB

Doutorado em Ciências Contábeis e Administração
Universidade Regional de Blumenau - FURB
Blumenau / SC
Inscrições: de 04 de maio a 30 de junho de 2009
Maiores informações: www.furb.br/ppgcca
Fone: (47) 3321.0938
E-mail: ppgcc-doutorado@furb.br">ppgcc-doutorado@furb.br





Building Ventures in Latin America
Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ
Fundação Dom Cabral
Fundação Getúlio Vargas-EAESP
Ibmec São Paulo e Pontifícia Universidade Católica RJ
De 12 a 17 de julho de 2009
São Paulo / SP
www.ibmecsp.edu.br/bvla


I Workshop Inteligência de Marketing
De 25 a 27 de maio de 2009
Rio de Janeiro / RJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Outras informações: www.wnonline.com.br/workshop/InteligenciaMarketing.html


Jornada de Gestão
Universidade Paulista - UNIP
Campus Araraquara
De 25 a 29 de maio de 2009
Jornada dos cursos de Gestão (Marketing, Recursos Humanos, Financeira de Empresas e Processos Gerenciais)
O tema do evento será Transformando Dificuldades em Oportunidades


IFSAM 2010: ?Justice and Sustainability in the Global Economy?
International Federation of Scholarly Associations of Management
08 a 10 de Julho de 2010
Paris / França
Submissões de Trabalhos até 31 de janeiro de 2010 (submission@ifsam2010.org">submission@ifsam2010.org)
Convenors: Isabella Vasconcelos, Edmilson Moraes, Flávio Vasconcelos, Alex Faria
Mais informações: http://www.ifsam2010.org/



Fórum FBV - Administração
No dia 06 de abril de 2009 a Faculdade de Boa Viagem promoveu o Fórum FBV de Administração com o tema Perfil do executivo dos novos tempos. O palestrante foi Marcos Magalhães - Ex-presidente e chief executive officer (CEO) da Philips na América Latina e atual presidente do Conselho Consultivo da Philips da América Latina.

Em época que só se fala em crise, palestra da Semana de Administração refaz o otimismo
No segundo dia da Semana de Administração (05 de maio) a palestra do convidado da noite trouxe otimismo e dicas para os jovens. Com muito bom humor, José Domingos Zanco falou sobre o caminho do sucesso para um empreendedor. Na manhã a palestra foi com Luiz Gustavo Coppola sobre a nova lei do estágio.
Na palestra, Zanco enfocou no mercado de trabalho e as conseqüências de como você trabalha. “É preciso buscar sempre a excelência e nunca alcançá-la, pois quando você acha que alcançou você pára no tempo e não consegue inovar”.


FGV-EAESP, melhor escola de negócios do país
O Guia Você S/A - Melhores MBA’s no Brasil acaba de divulgar o ranking de 2008. A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi eleita a melhor escola de negócios do país. Além disso, os programas OneMBA, CEAG e MPA ficaram em 1º lugar respectivamente nas categorias MBA Executivo, MBA Finanças e Mestrado Profissional.
Em sua 9º edição, O Guia Você S/A - Melhores MBAs no Brasil avaliou 88 escolas, que inscreveram 269 cursos em todo o país. O estudo, que contou com suporte da Nielsen, avaliou a qualidade dos cursos, a duração e os recursos tecnológicos que cada instituição oferece aos alunos. Contou ainda na classificação a menção das escolas por diretores de recursos humanos de grandes empresas, que também foram convidados a responder à pesquisa. As categorias avaliadas pelo ranking são MBA Executivo, Finanças, Recursos Humanos, Marketing, Tecnologia da Informação e Mestrado Profissional.


Dia do Profissional de Marketing
No dia 08 de maio, foi o Dia do Profissional de Marketing. Em comemoração à data, o Núcleo de Marketing da Bahia realizou um evento fechado, só para convidados, com o tema: Marketing X Crise: Quem pode mais? A palestra, que foi ministrada por José Roberto Whitaker Penteado Filho, aconteceu no Multiplex Iguatemi. A Professora Thais Miranda, Coordenadora do Curso de Comunicação e Marketing, Gustavo Lisboa, Presidente da Gritto – Empresa Junior de Comunicação –, dentre outros professores e alunos estiveram presentes, representando a UNIFACS.

O Estado e as crises financeiras
No dia 08 de maio, o Núcleo de Pesquisa em Políticas Econômicas e a coordenação do curso de Ciências Econômicas com ênfase em Comércio Internacional da PUCSP promoveram o seminário O Estado e as crises financeiras, com os professores Darcio Martins e Gabriel Rossini, no auditório A1 do campus Barueri.

Empresários e professores discutem a crise econômica no Mackenzie Tamboré
Universidade fomenta a troca de informações e experiências pela comunidade na VIII Semana de Administração e Comércio Exterior
Nos dias 11 e 15 de maio, aconteceu na Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Tamboré, a VIII Semana da Administração e Comércio Exterior. Durante esse período foram oferecidos minicursos e também ministradas palestras gratuitas e abertas ao público sobre o tema A Economia Mundial: a crise de cada um.
Entre os palestrantes, destacam-se renomados acadêmicos e ainda executivos de empresas como Bayer, DHL, Basf, Renault, Ericson, HP, Associação Brasileira de Franchising, entre outras. Esses profissionais discutiram temas como aspectos econômicos da crise, reação das organizações, emprego fora do País, motivação pessoal, marketing de relacionamento e postura em tempos de crise.
O evento foi organizado pelos docentes do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas do Mackenzie Tamboré e pela Empresa Junior Mackenzie Consultoria com o objetivo de unir a teoria à prática.


Palestra sobre Marketing Pessoal do Contabilista
O Contador e o Marketing Pessoal do Profissional Contabilista foi o tema da palestra que realizou-se no dia 08 de maio de 2009 no teatro do campus para os alunos do curso de Ciências Contábeis.
A palestra foi ministrada por Shirlei Paques e Maria José Mendonça, professoras das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) - do Centro Educacional Técnico Paula Souza, de São Paulo.
A palestra foi uma promoção da Universidade Paulista - UNIP


Professor da EBAPE é eleito a Chair no Academy of Management
O Professor Alexandre Faria, da EBAPE/FGV, foi eleito à posição de Program Chair-elect da Divisão do Critical Management Studies - CMS (http://group.aomonline.org/cms) do Academy of Management - AOM (www.aomonline.org). Seu mandato será de 5 anos (de 10/08/2009 a 10/08/2014).
A Academy of Management é considerada a mais importante associação de acadêmicos de administração - contando atualmente com mais de 18 mil membros de 106 países - e é a primeira vez que um acadêmico brasileiro ocupa esta posição.



EAUFBA lança mais um volume da Revista Brasileira de Administração Política
A Escola de Administração da UFBA divulga o lançamento do 2º Volume da Revista Brasileira de Administração Política (REBAP). O evento de lançamento aconteceu no dia 15 de maio, no auditório da EAUFBA.
A REBAP é fruto de uma iniciativa pioneira da Escola de Administração, sendo o primeiro periódico do Brasil a abordar e discutir o campo da Administração Política.


Professora da FEI lança o livro 'Marketing do Luxo'
Com crescimento entre 8% e 10%, ao ano, o mercado do luxo brasileiro se expande e ganha notoriedade cada vez mais. Mas, apesar do crescimento, a classe AA, consumidora desses produtos, não acompanha esta ascensão. Este comportamento e outros aspectos, como mercado e o conceito de luxo aplicado ao marketing, o comportamento do consumidor de produtos de luxo e a falsificação de marcas são abordados no livro, Marketing do Luxo, da professora dos cursos de Graduação e Mestrado em Administração do Centro Universitário da FEI, Suzane Strehlau.
No livro, resultado da tese de doutorado da professora Suzane e publicado pela editora Cengage Learning, a professora da FEI simplifica teorias e práticas para auxiliar pesquisadores e profissionais de Marketing a refletirem sobre diversos conceitos, como o novo luxo, falsificação de marcas e luxo verdadeiro ou tradicional.
Especialista em Marketing do Consumo, Suzane também explica que ter produtos de luxo não significa, obrigatoriamente, adquirir cremes, roupas, maquiagens ou acessórios. O luxo, segundo a professora da FEI, existe em função da distinção social, do conhecimento embutido no consumo.


Administração ? Teoria Sistêmica e Complexidade
Milton Luiz Wittmann
O livro Administração – Teoria Sistêmica e Complexidade, organizado por Milton Luiz Wittmann, trata sobre a evolução das diferentes dinâmicas e conceitos da Administração Sistêmica. A obra, tendo como referência a Teoria Geral dos Sistemas, constitui-se em uma abordagem interdisciplinar e integradora, auxiliando na análise e compreensão das organizações.
O livro apresenta um compêndio que atende a diferentes áreas da ciência e objetiva compreender e pesquisar sobre a base do conhecimento, desde os antigos gregos até os dias atuais, com os novos aportes da teoria do caos e da complexidade e é fonte de consulta para professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e pessoas de diferentes áreas que queiram compreender os complexos desafios da contemporaneidade a partir dos novos desenvolvimentos da Teoria do Caos e da Complexidade.


Docente lança obra sobre trabalho e cidadania
O livro “Trabalho, Cultura e Bem-Comum”, de autoria do professor doutor Luiz Roberto Alves, coordenador da Cátedra de Gestão de Cidades e docente de Mestrado em Administração, foi lançado na Universidade Metodista de São Paulo, dia 04 de maio. O evento ocorreu no Auditório Sigma do campus Rudge Ramos.
A publicação é um estudo sobre a nova linguagem do trabalho e a presença dos trabalhadores como cidadãos, entre outras abordagens. De acordo com o professor Luiz Roberto Alves, seu livro pensa a linguagem como diálogo social a favor da vida mais digna.


Novo número do periódico Contabilidade, Gestão e Governança
Contabilidade, Gestão e Governança edita v. 12, n. 1 (janeiro-abril) de 2009. Acesse o endereço www.cgg-amg.com e leia os seguintes artigos:
• Evidências empirícas sobre a relação entre EVA e Retorno Acionário nas empresas brasileiras
Otavio Ribeiro de Medeiros
• Contabilidade de contratos de parcerias público-privada: uma abordagem à luz das normas internacionais do IASB
Vinicius Aversari Martins
Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade
• O que dizem os achados das pesquisas empíricas sobre o teste de impairment: uma análise dos Journals em língua inglesa
Fabiana Zandonai e José Alonso Borba
• Disclosure ambiental dos produtores de etanol com ações listadas na Bovespa e Nyse
Cassio Luiz Vellani
• Ativos Intangíveis: estudo comparativo dos critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação adotados no Brasil e em outros países
Vicente Lima Crisóstomo