Pesquisar
Pesquisa Avançada

Informativo 28/2009



EBAPE abre inscrições para o Mestrado em Administração Pública em versão integral diurna

A EBAPE abre inscrições para o Curso de Mestrado em Administração Pública turma com inicio em 2010. Trata-se do primeiro Curso de Mestrado em Administração Pública do Brasil.
Inscrições até 15 de outubro de 2009
Mais informações sobre o curso e processo seletivo em www.fgv.br/ebape/map e pelos telefones: (21) 3799.5738/5615/5739/5775.

 


Processo de seleção para vaga de professor do quadro principal do Departamento de Administração da PUC-RIO

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO
Requisitos: possuir título de Doutor nas áreas de Administração, Economia, Sociologia, Psicologia, Antropologia ou Engenharia de Produção e estar apto a ministrar disciplinas nos cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação além de realizar pesquisa na sua área de especialização.
Mais informações: www.iag.puc-rio.br

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de 2010 para Mestrado e Doutorado na FGV-EAESP

Inscrições de 06 de junho até 11 de setembro de 2009
O processo seletivo é feito de forma unificada para todos os candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas (prazos, entrega de documentação, formato dos documentos necessários, etc.), mas a avaliação e seleção propriamente ditas são feitas de modo apartado para cada linha de pesquisa.
Um dos requisitos para o processo seletivo é a realização do teste ANPAD.
Mais informações: www.fgv.br/vestibulares/sp_adm/stricto/mdae/index_adm_mdae.htm




Mestrado Acadêmico em Administração na UNIVALI

O período de inscrições do processo seletivo para o Curso de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade do Vale do Itajaí é de 24 de agosto a 23 de outubro de 2009, para ingresso no primeiro semestre de 2010. O processo compreenderá duas etapas:

Primeira Etapa - Homologação das Inscrições:
Mediante análise dos documentos especificados no item 6.1 do Edital, a lista dos classificados para a segunda etapa será divulgada no dia 30 de outubro de 2009, na Secretaria do Curso de Mestrado (endereço no item 4 do Edital) e no site www.univali.br/pma.
O candidato que realizou o Teste ANPAD deverá apresentar o respectivo comprovante para que seja incluída a pontuação no processo seletivo. Consideram-se válidos, no edital, os testes realizados a partir de 2005. Ao candidato que não apresentar o comprovante da pontuação no Teste ANPAD será atribuída nota zero nesta etapa, podendo, entretanto, continuar no processo seletivo.

Segunda Etapa - Entrevista:
A segunda etapa do Processo Seletivo compreenderá a realização de entrevista. A entrevista tem como objetivo avaliar o perfil do candidato, o Curriculum Vitae e a defesa oral da temática de sua Intenção de Pesquisa.  As entrevistas serão realizadas no período de 09 a 11 de novembro de 2009, em horários previamente agendados, no seguinte endereço: UNIVALI - Campus Biguaçu – A / Rua Patrício Antônio Teixeira, 317 - Bloco 02, Salas 202 e 203 - Jardim Carandaí / Biguaçu - SC - CEP 88160-000 - Fone: (0XX48) 3279-9552/Fax:(0XX48) 3279-9580.



Fundação João Pinheiro seleciona Gestor de Ensino e Pesquisa

A Fundação João Pinheiro (FJP), com sede em Belo Horizonte - MG, recebe de 10 de agosto a 19 de setembro de 2009 inscrições para o processo de pré-qualificação para o cargo em comissão de recrutamento amplo de Gestor de Ensino e Pesquisa. O cargo é voltado a pós-graduados (stricto sensu) em nível de doutorado nas áreas de Ciências Humanas (Ciência Política e Sociologia), Ciências Sociais Aplicadas (Administração Pública, Demografia, Economia e Planejamento Urbano e Regional), Estatística ou áreas afins. São oferecidas 10 vagas com remuneração de R$ 7.000,00 para 40 horas de trabalho semanais. Mais informações podem ser obtidas na página www.fjp.mg.gov.br



PUCRS seleciona currículos

O Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd) da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da PUCRS comunica que está recebendo currículos para futuras contratações de professores para atuação no ensino e pesquisa, na Graduação e Pós-graduação Stricto-Sensu, em regime de Tempo Integral.

Os candidatos deverão possuir título de Doutor na área de Administração, prioritariamente com ênfase em Marketing, Estratégia e Organizações ou Administração da Informação. Além da titulação, são requisitos relevantes: a) experiência anterior no ensino de Graduação e Pós-graduação; b) produção científica qualificada; c) bolsa de produtividade em pesquisa; e d) experiência anterior na orientação de alunos.

Os currículos (formato CV-Lattes) deverão ser enviados até o dia 21 de setembro de 2009, para o e-mail: vinicius@pucrs.br">vinicius@pucrs.br. Maiores informações sobre o programa podem ser obtidas no site: www.pucrs.br/man.




VIII Encontro sobre Aspectos Econômicos e Sociais da Região Nordeste do RS
De 19 a 20 de outubro de 2009
Universidade de Caxias do Sul - UCS
Caxias do Sul/RS
Objetivo: Discutir os diferentes aspectos econômicos sociais da Região Nordeste do RS, como pólo produtivo, econômico e científico, considerando sua heterogeneidade sociocultural e a participação Universidade de Caxias do sul neste contexto.
Público-alvo: Professores e pesquisadores, acadêmicos, instituições públicas e comunidade em geral.
Submissões de trabalhos até 20 de setembro de 2009.
Mais informações: www.ucs.br

Inscrições abertas para curso de extensão em Fundamentos Teóricos da Administração Política
Universidade Federal da Bahia - UFBA
De 04 de setembro à 02 de outubro de 2009
O curso tem por objetivo apresentar aos estudantes os pressupostos e as estruturas conceituais que norteiam a pesquisa na área, bem como as distintas visões internas, dúvidas persistentes e questões a serem respondidas.
A administração política é um conceito que focaliza a gestão como elemento macro-estruturante da sociedade, a partir de uma leitura crítica da práxis organizacional. Seu foco é explicar como as formas de gestão e os modelos organizacionais dão sustentação às diferentes modos de regulação, produção e distribuição.
Maiores informações pelo e-mail: necadm@ufba.br">necadm@ufba.br
Ou pelo telefone: (71) 3283-7335

VI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia
Associação Educacional Dom Bosco - AEDB
De 21 a 23 de outubro de 2009
Resende/RJ
O evento conta com apresentações de artigos científicos, mini-cursos, exposição de pôsteres, oficinas e palestras, proporcionando intercâmbio de informações entre os estudiosos da gestão e do desenvolvimento tecnológico das organizações. O Evento é promovido pela Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), Instituição de Ensino Superior do município de Resende-RJ.

XVI Congresso Brasileiro de Custos
ABC - Associação Brasileira de Custos
Fortaleza/CE
03 a 05 de novembro de 2009
Mais informações: www.congressodecustos.com.br



Teste Anpad setembro 2009: teste que é utilizado nos processos seletivos de diversos cursos de mestrado

O exame de proficiência, que acontece nos meses de fevereiro, junho e setembro, é parte indispensável no processo seletivo dos principais cursos de mestrado e doutorado em Administração e em Ciências Contábeis do Brasil.

Aplicado simultaneamente em todo o país no dia 13 de setembro, o teste é composto por cinco provas: raciocínio lógico, raciocínio quantitativo, português, inglês e raciocínio analítico. Os inscritos podem ter cursado ou estar cursando a graduação em qualquer área de conhecimento. O teste é válido por até 2 anos.

As inscrições encerraram-se no dia 25 de agosto.



Professora da FUMEC recebe prêmio internacional
Suzana Braga Rodrigues recebeu da Academy of Management [AOM], em Agosto de 2009, Chicago, Estados Unidos, o Terry Book Award, pelo livro Corporate Co-evolution: A Political Perspective, em co-autoria com John Child, pela "relevante contribuição ao avanço da Ciência Administrativa".  Suzana é professora da Universidade FUMEC e pesquisadora do CNPq.  A professora foi recentemente convidada para desenvolver um centro de pesquisa em International Business na Erasmus University.


Professor da EBAPE publica novo livro
Acaba de ser publicado pela Editora LTC o livro "Gestão da Inovação: Conceitos, Métricas e Experiências de Empresas no Brasil" do Professor Paulo N. Figueiredo.

O livro clarifica as principais idéias relativas à Gestão da Inovação, com ênfase no contexto de economias emergentes, e as operacionaliza, por meio de métodos e métricas testadas em pesquisas empíricas de alto rigor metodológico.

Este livro destina-se a gestores empresariais e governamentais, assim como estudantes e professores e todos aqueles que se interessam pelo entendimento e gestão do processo de inovação tecnológica como verdadeira fonte de performance competitiva de empresas e de progresso industrial e econômico de regiões e países.

Revista O&S é um dos periódicos de Administração com maior impacto no país
Estudo recente sobre o fator de impacto dos periódicos de Administração no Brasil nos anos de 2005 a 2007 apurou que a Revista Organizações & Sociedade (O&S) da Escola de Administração da UFBA é a 3ª revista do Brasil na área de Administração com maior fator de impacto (número de citações pelas publicações da área em relação ao número de artigos publicados pela revista), atrás apenas da RAE (publicada pela EAESP-FGV) e RAC (publicada pela ANPAD). O resultado expressa a importância da Revista no contexto nacional na área da pós-graduação e pesquisa em Administração no Brasil. O acesso à Revista se dá através de: www.adm.ufba.br e http://www.revistaoes.ufba.br .

O estudo mencionado pode ser encontrado em: Clóvis L. Machado-da-Silva; Edson Ronaldo Guarido Filho; Luciano Rossoni; Julia Furlanetto Graeff. Periódicos Brasileiros de Administração: Análise Bibliométrica de Impacto no Triênio 2005-2007. RAC-Eletrônica, Curitiba, v. 2, n. 3, art. 1, p. 351-373, Set./Dez. 2008. Disponível em: http://www.anpad.org.br/rac-e

Nova edição da Revista BASE
Está disponível online a edição da revista BASE 6(2) maio-agosto, 2009 - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos.   
Acesse: http://www.base.unisinos.br

Lançamento do site da Linha de Pesquisa em Gestão de Operações e Competitividade da FGV-EAESP

O objetivo do site é divulgar as atividades da linha de pesquisa Gestão de Operações e Competitividade, facilitar o compartilhamento de informações com pesquisadores de outros programas e instituições, promover a comunicação interna entre seus integrantes e apresentar a Linha como uma opção para os candidatos interessados em dedicar-se à pesquisa em suas áreas de abrangência.

A linha é composta por professores, pesquisadores e estudantes que compartilham interesses comuns e que desenvolvem atividades conjuntas de pesquisa, publicação e ensino relacionadas à competitividade e às operações empresariais. Seu foco de pesquisa é o estudo das operações relacionadas a produtos, processos e serviços, com ênfase nas estratégias de operações, nas cadeias de suprimentos, na inovação e na tecnologia envolvida, bem como no impacto destas iniciativas no desempenho e na competitividade das empresas.

Acesse: www.fgv.br/goc