Pesquisar
Pesquisa Avançada

Informativo 59/2012


Inscrições para bolsas do CNPQ
Estão abertas, até 16 de agosto de 2012, as inscrições para as seguintes bolsas do CNPQ:

Produtividade em Pesquisa (PQ), destinada a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica.

Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), destinada a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação.

Os interessados devem consultar a página do CNPq, www.cnpq.br e acessar Bolsas e Auxílios – Bolsas no País onde se tem acesso à norma geral de concessão das bolsas. Em calendário fica-se sabendo que o prazo de submissão está aberto e encerra-se em 16.08.2012.

Por meio da Plataforma Carlos, http://carloschagas.cnpq.br/ - Propostas e Pedidos - Novos, encaminha-se o pedido.

O Comitê da Área de Administração do CNPq, formado pelos professores Alexandre de Pádua Carrieri (UFMG), Fabio Frezatti (USP), Sergio Bulgacov (FGV-SP) e Tomás de Aquino Guimarães (UnB), recomenda a todos os interessados que não se esqueçam de submeter suas propostas, lembrando que quanto maior o número de submissões, maiores são as chances de a área de Administração e Contabilidade aumentar o número de bolsas. Isso porque, para a concessão de novas quotas de bolsas o CNPq considera, historicamente, o nível da demanda.

O Comitê informa, também, que estarão disponíveis quase 50 quotas de bolsas de produtividade em pesquisa (Bolsa PQ), sendo que cada quota corresponde a uma bolsa nível 2. O número de bolsas de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora (Bolsa DT) ainda não é do conhecimento do Comitê. No entanto, como se trata de nova modalidade de bolsa criada pelo CNPq, é altamente aconselhável que pesquisadores da área de Administração e de Contabilidade submetam projetos para esta modalidade.

Salienta o Comitê que o mesmo pesquisador não pode submeter projetos às duas modalidades de bolsa, simultaneamente.